Ed. Física, perguntado por franmartaa, 4 meses atrás

A) Explique o que acontece no início do exercício para a ocorrência do déficit de oxigênio.​

B) Explique por que indivíduos treinados atingem o estado estável do consumo de oxigênio (VO2) mais rápido do que os indivíduos sem treinamento e, como consequência, apresentam um déficit de oxigênio menor.​

C) Cite quais são os fatores que contribuem para o componente rápido e lento do consumo excessivo de oxigênio pós-esforço (EPOC).

Soluções para a tarefa

Respondido por paullada69
34

Resposta:

Explicação:

No início do exercício, o fornecimento de ATP pela glicólise foi aumentado pela condição de hipóxia . Este tipo de comportamento metabólico reforça a contribuição dos componentes anaeróbios no momento inicial do exercício, onde o déficit de oxigênio limita a via aeróbia de fornecimento de energia

B PORQUE. Apresentam adaptações cardiovasculares e/ou musculares induzidas pelo treinamento de resistência e, a produção aeróbia de ATP está ativa antes do início do exercício, o que acarreta uma produção menor de lactato e H+ no indivíduo treinado, em comparação ao indivíduo sem treinamento

C A TMR é o maior componente do gasto energético diário sendo modificada por diversos fatores como: hora do dia, temperatura, ingestão de alimentos, ingestão de cafeína, tipo de exercício e estresse


cttoriiba: valeu
Respondido por vchinchilla22
0

Considerando o déficit de oxigênio, as questões são desenvolvidas da seguinte forma:

A). O déficit de oxigênio ocorre no início de cada esforço, pois, diante de esforços muito intensos, a respiração e o sistema cardiovascular não conseguem lidar imediatamente com as súbitas necessidades metabólicas da célula muscular.

B). Indivíduos treinados atingem o consumo de oxigênio em estado estacionário mais rapidamente do que indivíduos não treinados porque indivíduos treinados fazem um pequeno aquecimento para ativar o corpo antes de iniciar a atividade física.

C) Fatores que contribuem para o consumo excessivo de oxigênio pós-exercício (EPOC) rápido e lento:

  • Intensidade e duração do exercício
  • ingestão de alimentos
  • Condições ambientais
  • Qualidade do sono antes da atividade
  • Perda de massa muscular durante o exercício

Para evitar déficit de oxigênio (além do treinamento), um aquecimento adequado acelerará os processos de transporte de oxigênio da respiração.

Falta de oxigênio

A dívida está intimamente relacionada aos processos de recuperação antes dos exercícios aeróbicos.

Esta é uma das razões pelas quais atletas bem treinados em resistência aeróbica acumulam menos débito de oxigênio para esforços semelhantes do que atletas menos treinados.

Mas, além disso, acontece que os treinados conseguem tolerar dívidas de oxigênio muito superiores a segundos e pagar essa dívida em menos tempo pelos seguintes motivos:

  • Em relação ao desempenho esportivo, há um menor débito de oxigênio com a mesma intensidade e duração do exercício em comparação com uma pessoa menos treinada e também há uma maior capacidade de manter o débito, tanto em quantidade quanto em duração.

  • Em relação à capacidade de treinamento resistido: é necessário menos tempo para retornar ao equilíbrio (pagamento da dívida), o que permite ao atleta retomar o esforço mais cedo e realizá-lo mais vezes ou poder treinar muito mais e melhor.

Saiba mais sobre déficit de oxigênio em: https://brainly.com.br/tarefa/54232165

#SPJ2

Anexos:
Perguntas interessantes