Geografia, perguntado por Usuário anônimo, 6 meses atrás

a) Explique como a intensificação da concentração de terras se colocou como obstáculo à agricultura camponesa na América do Sul.

b) Dificuldades de manutenção das famílias camponesas no campo têm reforçado o estabelecimento da prática de cultivo de plantas narcóticas como um agronegócio (narco agronegócio). Por que o narco agronegócio tornou-se uma atividade alternativa para os camponeses da América Latina?

c) Cite dois países da América do Sul onde o cultivo da coca (Erythroxylum coca) é tradicional entre os camponeses.

Soluções para a tarefa

Respondido por gabrielamusso
5

Resposta:

a) A intensificação da concentração de terras ocorreu na América Latina como parte da própria dinâmica histórica herdada do pré-capitalismo mercantil, quando houve concentração da riqueza por causa da produção agrária do tipo exportadora e da própria terra tida como um bem. A agricultura camponesa, por sua vez, foi limitada por essa produção agrocomercial mais destacável, além da falta de apoio governamental para a agricultura de subsistência.

b) O narcoagronegócio tornou-se uma atividade alternativa para os camponeses da América Latina por ser uma forma agregadora; com a inserção dos "exilados internos", como menciona o texto, os expulsos estruturalmente do campo agora estão atrelados a um empreendimento informal e ilícito. As famílias excluídas do processo de concentração fundiária encontram nessa atividade ilícita uma forma de sobrevivência mais bem remunerada que a atividade de subsistência.

c) O cultivo da coca é de fundamental importância para a população camponesa do Peru, da Bolívia, da Colômbia e do Equador, onde existem grandes áreas produtoras.

Perguntas interessantes