a) explique a principal diferença entre o pensamento socrático e a postura sofística, identificando a consequência da referida diferença na vida de sócrates.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Basicamente, a diferença se dava ao uso da dialética socrática e sofistica.
Os sofistas ensinavam, e cobravam por isso, aos atenienses como argumentar para vencer uma discussão, seja ela qual fosse, sem se importar se o resultado final seria eticamente correto ou não. Alcançaram com isso grande admiração dos poderosos da época.
Sócrates, por outro lado, usava a dialética para conhecer a essência de conceitos, como justiça, beleza, homem, etc. Não cobrava para isso e dialogava com qualquer um que estivesse disposto a buscar o conhecimento pelo conhecimento, sem se importar se seria útil politicamente ou não.
Foi acusado de impiedade e desvirtuar os jovens atenienses. Sendo condenado a beber cicuta.
Espero que tenha te ajudado.
Bons estudos.
Resposta:
Diferente dos socráticos, os sofistas não estavam em busca do questionamento nem da verdade, eles apenas buscavam a excelência na oratória, fazendo com que seus discursos fossem tão impactantes independentemente se era a verdade, o certo ou não. Os sofistas ensinavam a boa oratória e cobravam por isso. Já os socráticos ensinavam e não cobravam, ensinavam o questionamento, a busca pela verdade.
Comparado com hoje, os sofistas seriam os advogados.
Explicação: