A explicação da origem do Estado e do Direito delineou propostas de diferentes
teóricos dentre os quais se encontra Jean-Jacques Rousseau, cuja obra “Do Contrato
Social” deniu
conceitos tradicionalmente adotados na teoria política, e de grande valia
até os dias atuais. Segundo Rousseau, o homem antecede a criação do Direito e do
Estado, consoante está formulado na seguinte proposição:
CONTADOR DE
TEMPO
No estado natural, o homem se assemelha ao ‘bom selvagem’ e as suas relações com os
demais semelhantes está baseada na troca, existindo um estágio de solidariedade social,
que desaparece com a propriedade privada, originando-se então o Direito e o Estado.
No estágio de natureza, o homem se assemelha ao ‘bom selvagem’, que não consegue
produzir senão por meio da apropriação de meios e recursos para depois vendê-los aos
semelhantes, de forma que o Direito torna-se necessário e transmuta-se por meio do
contrato estabelecido em sociedade, na organização política do Estado.
O ‘bom selvagem’, caracterizado no estágio inicial da civilização humana, não necessita
das regras jurídicas, pois as relações com os demais em sociedade são fundamentadas
na solidariedade, porém, será induzido a uma criação natural do Estado para
regulamentar todas as suas relações com os semelhantes.
O símbolo de ‘bom selvagem’ foi uma inuência
sofrida por Rousseau em razão das
grandes descobertas e os habitantes do denominado ‘Novo Mundo’, porém jamais
existiram na realidade, e a esse momento o Estado já estava completamente
consolidado como ente autônomo e independente da sociedade.
O homem é semelhante ao ‘bom selvagem’ no estado natural e suas relações são
fundamentadas na propriedade individual, necessitando assim das regras jurídicas para
regulamentar as trocas de bens, e consequentemente, do Estado, para assegurar o
cumprimento regular do direito.
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No estado natural o homem se assemelha ao ''bom selvagem'' e a sua relação com os demais semelhantes está baseada na troca, existindo um estágio de solidariedade social,que desaparece com a propriedade privada, originando-se então ao Direito e ao Estado.
certa
certa
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11
A primeira alternativa está correta.
Locke em suas teorias foi de acordo ao Estado Democrático, por outro lado, Thomas Hobbes vai de encontro a uma perspectiva totalitária.
Para Hobbes a paz só é possível quando a liberdade fosse reunida por todos os indivíduos, fato que ele define como a liberdade total.
Para Rousseau, a educação partia do estado da natureza, ou seja, ele ligava o desenvolvimento da pessoa aos costumes dos indivíduos, e, as semelhanças do homem com outros, onde o meio influencia diretamente nessa formação, sendo o motivo da importância do ato de educar e transformar.
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