A experiência moral demonstra que há uma preocupação constante na conduta, no relacionamento do ser humano consigo mesmo, com os outros, com Deus e com a natureza. Preocupação que em certos momentos irrompe aflição, temor, incerteza. Perturbação que perturba, que inquieta, pois o ser humano, ao examinar o próprio comportamento, faz emergir o questionamento: será que agi certo ou não? Se o ser humano se questiona, é sinal de que ele tem o poder de se voltar sobre si mesmo, de perscrutar a consciência e de refletir sobre as ações praticadas procurando julgá-las, avaliá-las. Nessa autoavaliação, pulsa forte o problema da bondade e da maldade, do certo e do errado, do lícito e do ilícito, do justo e do injusto. Questão de tal importância que especifica o campo da moral e, ainda, se reflete como interrogação sempre presente nas relações humanas. SILVA, M. B. Da. Rosto e alteridade: pressupostos da ética comunitária. São Paulo: Paulus, 1995. Segundo o texto, a moral é uma qualidade própria do homem responsável por a) avaliar de modo crítico nossas próprias ações. B) julgar os pensamentos e paixões dos indivíduos. C) atribuir desinteresse sobre a nossa própria conduta. D) desobrigar o homem a agir de acordo com as normas jurídicas. E) conceder aos homens a incapacidade de avaliar sua relação com os demais seres
Soluções para a tarefa
Resposta: a)
Explicação:
a resposta é a letra a) pois nossa ações então ligadas aos outros a deus e a natureza e maitas mais coisas "no relacionamento do ser humano consigo mesmo, com os outros, com Deus e com a natureza"
A moral é uma qualidade própria do homem ao permitir uma avaliação crítica de suas próprias ações. Alternativa A.
Qual é o papel da moral na vida humana?
A moral é histórica e socialmente construída de modo a balizar ações que sejam aceitas como corretas na comunidade, estipulando uma sobreposição dos desejos e gostos pessoais em prol da harmonia coletiva, ou seja, o homem que apresenta moral e, consequentemente, preza por esse aspecto, está constantemente se perguntando ou mecanicamente habituado a colocar o bem social acima de si próprio.
É possível ilustrar os preceitos morais a partir de situações simples, a exemplo de muitas mulheres de todas as culturas que frequentam Jerusalém, mas que independentemente de sua cultura ou vaidade, cobrem seus cabelos em sinal de respeito pela história do local e pelos demais frequentadores.
Aprenda mais sobre o papel da moral na vida humana: brainly.com.br/tarefa/54049736
#SPJ5