A experiência e o fracasso do Plano Cruzado deixaram algumas sequelas importantes. Em primeiro lugar, deve-se destacar a introdução de um novo elemento a influir no comportamento dos agentes econômicos – a “expectativa do congelamento”. Sempre que a inflação se elevava, os agentes passavam a esperar um novo congelamento, tomando medidas preventivas que provocavam a aceleração inflacionária. No entanto, o plano cruzado trouxe alguns ensinamentos, como, por exemplo, a necessidade do controle da demanda após a estabilização, da neutralidade dos choques do ponto de vista distributivo, da manutenção das contas externas em equilíbrio, e a impossibilidade de se manter um congelamento de preços por tempo demasiado, entre outros.
GREMAUD, A. P., VASCONCELLOS, M. A. S. de, & JUNIOR, R. T. Economia brasileira contemporânea. 8. ed. São Paulo: Atlas. 2017 (adaptado).
Considerando o excerto acima, analise as asserções e a relação proposta entre elas, a seguir:
I. O plano cruzado apesar de ter falhado, trouxe ensinamentos importantes para conter a inflação, porém, as consequências deste plano afetaram fortemente o nível de inflação conforme novos congelamentos iniciavam.
PORQUE
II. O congelamento de preço durante o plano cruzado passou a ter efeito de aumento continuo dos preços dos produtos, com medo de um possível aumento, havia remarcações preventivas de preços, que contribuíram para aumentar os desequilíbrios entre preços relativos.
Assinale a alternativa correta.
Alternativas
Alternativa 1:
As asserções I e II são verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2:
As asserções I e II são verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3:
A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4:
A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5:
As asserções I e II são falsas.
Soluções para a tarefa
O Plano Cruzado foi um complexo de medidas econômicas, lançado pelo governo brasileiro em 28 de fevereiro de 1986, pelo presidente José Sarney e pelo ministro da fazenda Dilson Funaro.
Resposta: Alternativa 1, as asserções I e II são verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Plano Cruzado
Teve como principal marca o congelamento de preços. Os preços dos produtos e serviços eram fixados pelo governo. Estas medidas do Plano Cruzado contradiziam os conselhos internacionais do Fundo Monetário Internacional, com o governo culpando os "especuladores" pela inflação.
Inicialmente, o Cruzado baixou a taxa de inflação de 12,49% em fevereiro de 1986 para 1,40% em outubro do mesmo ano. Porém, o programa não era sustentável. As mercadorias começam a escassear e desaparecer devido ao controle sobre os preços dos produtos e serviços.
Os mercados paralelos cresceram, as exportações caíram, as importações aumentaram e as reservas cambiais secaram. A inflação disparou e a economia entrou em colapso.
Para mais informações sobre as medidas econômicas após redemocratização, acesse:
brainly.com.br/tarefa/50215726
#SPJ1