A expansão romana pelo Mar Mediterrâneo gerou importantes transformações políticas, econômicas e sociais. Dentre elas temos:
Soluções para a tarefa
Após a vitória de Roma em Catárgo, nas Guerras Púnicas, intensificou-se a expansão romana no Mar Mediterrâneo. Essa expansão acabou gerando mudanças internas na sociedade, fazendo de Roma um das mais poderosas cidades do Mediterraneo.
Antes da expansão territorial o trabalho agrícola em Roma era realizado por homens livres, mas com com a crescente conquista de territórios era necessário cada vez mais que os camponeses deixassem o campo e fosse servir ao exército,diminuindo assim a mão de obra disponível.
Ao mesmo tempo, com a conquista de novos territórios, os povos conquistados tornaram-se escravos e a mão de obra escrava virou a base de sustentação da sociedade romana.
Todo este contato com diferentes culturas acabou influenciando a cultura romana, principalmente a grega e com o enriquecimento do império o estilo de vida da população passou a ser mais refinado e luxuoso.
Outra transformação que pode ser destacada foi a concentração das terras conquistadas para poucos, fazendo com que houvesse um aumento no êxodo rural.