História, perguntado por ademirlok, 11 meses atrás

“A expansão romana em meados da república foi impiedosa. Assim que acabava uma guerra, outra começava. A Roma republicana tinha às vezes inúmeras frentes abertas ao mesmo tempo, e raramente havia um intervalo de dois anos seguidos entre uma guerra e outra. A guerra afetava todos os níveis da sociedade”.
Conforme a passagem acima e os conteúdos do livro-base Antiguidade Clássica sobre as consequências das Guerras Púnicas para a sociedade romana, leia as afirmativas a seguir:

I. Devido à ameaça cartaginesa, o exército romano passou por uma crescente profissionalização.
II. A conquista de novos territórios fez com que os romanos reorganizassem a administração do império, criando províncias colocadas sob a responsabilidade de governadores.
III. A libertação contra Cartago resultou na abolição do trabalho escravo em Roma.
IV. A vitória sobre Cartago marcou o início da expansão romana sobre todo o Mediterrâneo.
Estão corretas apenas as afirmativas:

A I, II e III

B I, II e IV

C II, III e IV

D I, III e IV

E I e II

Soluções para a tarefa

Respondido por makmorales
7

Olá,

I. Verdadeiro. As Guerras Púnicas causaram muitas mudanças no exército romano, que precisou ser aprimorado e profissionalizado.

II. Verdadeiro. Ressalva: as Guerras Púnicas ocorreram durante a república, e não império; sendo que sim, surgiu a necessidade de dividir os territórios.

III. Falso. O trabalho escravo em Roma jamais foi abolido, pois a sociedade crescia basicamente em função dele.

IV. Verdadeiro. A vitória Romana sobre Cartago gerou a capacidade dos romanos obterem o controle sobre o Mediterrâneo, pois não havia nenhuma outra potência à altura deles.

Letra B.

Abraços!

Perguntas interessantes