História, perguntado por anananansjekriei, 9 meses atrás

A expansão portuguesa na Ásia:
a) teve amplo sucesso em razão das alianças estabele-
cidas com reis e governantes locais.
b) concretizou-se na construção de feitorias no interior
do continente.
c) fracassou, na maior parte dos casos, no projeto de
imposição das crenças e costumes europeus.

Soluções para a tarefa

Respondido por rafaeldeliz543
23

Resposta:

Inaugurada com a viagem de Vasco da Gama, nos anos de 1497 e 1498 e a chegada a Calicute, na Índia, a expansão marítima portuguesa na Ásia introduziu no Ocidente um lugar até então vagamente designado como Índia-Índias. O conhecimento que agora se terá desse mundo será considerado moderno, diverso, portanto, daquele que provinha dos Antigos, prolongado nas sociedades medievais e na persistência da geografia ptlomaica. No “banco de dados” europeu sobre a Ásia, na expressão do historiador Luís Felipe Barreto, Portugal é, até cerca de 1630, o pólo central dessa revolução. O predomínio luso no Oriente se verifica, essencialmente, no século XVI, sendo percebido por muitos contemporâneos e também nos escritos dos séculos subseqüentes como uma das ruínas da história portuguesa: era o cheiro da canela que despovoava o Reino e relegava a colônia americana.

Pioneiramente, Portugal abre a carreira das Índias a outras potências européias que, a partir do século XVII, iriam deslocar o domínio luso daquelas regiões. A presença portuguesa na Índia, na Insulíndia e na China é mais pronunciada nos documentos do Arquivo Nacional no século XVIII, período no qual o declínio do Império se manifesta na correspondência que versa sobre o comércio, nos manuscritos da obra sobre o reinado de d. José I, na ação missionária, nos impasses diplomáticos continentais e, sem dúvida, na extensão geográfica. Na Índia, os portugueses puderam conservar, não sem muitas dificuldades, Goa, Damão, Diu e Bassain, enquanto na Insulíndia, controlada a partir de 1640 pelos holandeses, restaram as ilhas de Timor, Solor e Flores. Nos últimos anos do século XVIII, o arquipélago das Molucas entrava na pauta da política externa portuguesa com a França da Revolução. Tratava-se de ceder na Ásia com o fim de evitar a guerra e preservar os limites das colônias americanas, sobretudo detendo os franceses na região amazônica, pela Guiana. Esse foi um dos principais pontos do Tratado de Paris, assinado em 10 de agosto de 1797 pelas duas nações.


anananansjekriei: Mas qual das alternativas acima é?
rafaeldeliz543: C)
anananansjekriei: Obg
evelynsilva823: muuuito obgd
rufinoantonia30: qual é e a B a C e e qual ea A
Respondido por 7anninha7
15

Resposta: a) se tornariam amigos pela negociação e a diplomacia, ou inimigos tenazes.

b) Aconteceu na Índia, na China e no Japão.

c)Os soberanos não só se recusaram a converter-se à fé católica, como deram combate e proibiram os súditos de fazer comércio com os capitães portugueses.

NÃO TENHO CERTEZA DA RESPOSTA MAIS ESPERO TER AJUDADO.

Perguntas interessantes