A expansão marítima portuguesa foi uma decorrência da tomada de Constantinopla pelos turcos-otomanos em 1453?
Soluções para a tarefa
visto que os turco otomanos ao tomarem Constantinopla e porem fim aos resquícios do Império Romano (do Oriente) fecharam a tradicional rota que ligava o Ocidente ao Oriente para a obtenção de especiarias, seda e todos os produtos que vinham da Índia e regiao, a tradicional Rota da Seda.
Sem a tradicional rota, os europeu tiveram que inovar. Tiveram que buscar uma saída pelo outro lado, ou seja, pelo mar.
Os portugueses com conhecimentos sendo adquiridos a respeito de astronomia, embarcações, aparelhos de medição e conhecimentos sobre o mar (alem de term sido um dos primeiros Estados a se unificar e sem possibilidades de ampliação de território a não ser alem – mar) foram se distanciando pouco a pouco, alcançando diversos lugares da África e ampliando seu horizonte de onde poderiam chegar.
Vasco da Gama talvez tivesse planos mirabolantes num primeiro momento. Ele tinha a idéia de contornar o Cabo da Boa Esperança, o ponto mais extremo ao sul conhecido ate então, por acreditar que contornando o cabo alcançaria as Índias foi ganhando tal força que ele conseguiu patrocinadores para sua expedição, pessoas que acreditavam que tal fato poderia ocorrer.
ESPERO TER AJUDADO
BONS ESTUDOS :)