A expansão industrial nos anos JK foi acelerada, tal como pretendia o Plano de Metas. Entre 1949 e 1955 a indústria de transformação crescera a uma taxa média anual de 8,9%. Em 1958 essa taxa atingiu o seu ápice: 16,2%, desacelerando em 1959 e 1960 para 11,9 e 9,6% ao ano. O principal instrumento de viabilização desse crescimento industrial foi o Plano de Metas. Ele continha uma estratégia de dinamização de novos setores da produção industrial – os bens intermediários e os bens de produção. Para isso o plano também buscava completar a infraestrutura energética e de transportes do país, prevendo insumos e benefícios cambiais para a instalação de um parque industrial mais avançado. [...] Sem dúvida, o grande salto qualitativo da indústria brasileira no período JK se deveu ao sucesso das metas ligadas à indústria de base, em especial aos novos setores que surgiram a partir do Plano de Metas e da ação conjugada dos planejadores e empresários. A indústria automobilística, a construção naval e os setores de mecânica pesada e equipamentos elétricos são o símbolo dessa nova era industrial brasileira. LEOPOLDI, Maria Antonieta. Crescendo em meio à incerteza: a política econômica do governo JK (1956-1960). In: GOMES, Angela de Castro (Org.). O Brasil de JK. Rio de Janeiro: FGV, 127-128.
a) Qual foi a principal medida, segundo o texto, que justifica o alto crescimento econômico do governo JK? No que essa medida consistia?
b) Que setores da economia foram os mais privilegiados pelas medidas adotadas pelo governo JK, de acordo com o autor?
c) Observe atentamente a fotografia. Que elementos da imagem reforçam a tese defendida no texto de prosperidade econômica do governo JK? Cite pessoas, objetos, gestos e o contexto geral da foto para justificar sua resposta.
Anexos:
Soluções para a tarefa
Respondido por
13
Olá!
Vamos analisar as questões!
a) O instrumento principal foi o PLANO DE METAS, que contava com uma estratégia em relação aos planos de produção industrial e viabilizava toda uma estrutura em prol do crescimento industrial.
b) As indústrias de base. Setores como a indústria automobilística, responsável inclusive pela mudança de nosso padrão de mobilidade nacional, a construção naval e os setores de mecânica pesada e equipamentos elétricos.
c) Sem duvida, a grande quantidade de automóveis e motocicletas é um dos pontos principais deste reforço. Além do mais, a foto foi tirada em Brasília, outro grande marco do desenvolvimentismo proposto por JK.
Perguntas interessantes
Português,
9 meses atrás
Matemática,
9 meses atrás
Espanhol,
9 meses atrás
História,
1 ano atrás
História,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás