História, perguntado por moon2904, 1 ano atrás

a expansão imperialista resumo

Soluções para a tarefa

Respondido por 1tryxie
56
O Imperialismo foi um processo de expansão colonial dos países industrializados (Inglaterra, Alemanha, França...), que se caracterizou pela dominação e exploração da Ásia, América Latina e a África. Esse processo deve ser entendido pois com a Segunda Revolução Industrial, ficou necessitado novos mercados consumidores, assim como mão de obra barata e matérias primas, o que havia abundantemente nessas regiões.
Haviam dois tipos de dominações: a direta e a indireta. A direta era uma dominação por meio de armas e forças militares. Ou seja, uma forma mais violenta e explícita. A indireta era por meio de investimentos nessa regiões, como nos saneamentos, redes de energia e comunicações. Essa era uma forma mais discreta, mas isso não quer dizer que seja menos intensa.
Os fatores podem ser divididos em:
Econômicos: a busca por novos mercados consumidores, mão de obra barata e matérias primas;
Políticos: as grandes potências usavam esse processo de colonização como uma forma de anunciar e fazer propaganda de seu desenvolvimento alcançado por eles;
Culturais: os colonizadores obrigaram as populações a se adaptar aos costumes europeus. Ou seja, os seus hábitos, costumes, modos de vida, religiões, idioma e etc. Era por meio da cultura.
As três maiores consequências da expansão Imperialista foram a Primeira Guerra Mundial, subdesenvolvimento das regiões exploradas e visão preconceituosa dessas regiões por causa de suas culturas.

Espero ter entendido tudo!

Perguntas interessantes