"A expansão imperial após 1880
As potências europeias participaram de um grande surto de expansão imperialista nos anos posteriores a 1880. Imperialismo é a construção de um império conquistando territórios estrangeiros. A maior parte da África foi conquistada pelos Estados europeus, no que ficou conhecido como “a corrida pela África”. A ideia principal por trás disso era assumir o controle de novos mercados e novas fontes de matérias-primas. Também havia intervenção no império chinês que se desagregava. As potências europeias, os Estados Unidos e o Japão, em momentos diferentes, forçaram os impotentes chineses a fazer concessões comerciais. A irritação com a incompetência de seu governo fez com que os chineses derrubassem a antiga dinastia Manchu e estabelecessem uma república (1911)".
LOWE , Norman. História do mundo contemporâneo. 4 ed. Porto Alegre/ RS: Editora Penso, 2011.
Assinale a única alternativa incorreta no que se refere aos motivos de início da Primeira Guerra Grande Mundial.
Escolha uma:
A disputa por mercados consumidores entre as potências imperialistas europeias foi um dos diversos motivos que deflagraram a “Guerra Total”. Pois as potências europeias necessitavam de fornecedores de matéria prima para suprir suas indústrias e de mercados consumidores para os seus produtos industrializados, assim como locais de recebimento da mão de obra excedente de seus territórios.
Em 28 de junho de 1914, o arquiduque Francisco Ferdinando foi assassinado por um estudante bósnio integrante de um grupo de terroristas intitulado “Mão Negra”, chamado Gavrilo Princip.
Imperialismo ou Neocolonialismo, processo de dominação política e econômica das principais potências capitalistas sobre determinadas nações, principalmente nos continentes africano e asiático, se fizeram a política de expansão e domínio territorial, cultural e econômico das nações imperialistas sobre as outras.
A disputa neocolonialista e econômica entre as principais potências europeias fomentou um processo de exportação de capitais estrangeiros para as áreas pobres do mundo no sentido de ajudá-las a superar seu atraso econômico, sendo essa condição um dos fatores que levaram à eclosão da Primeira Guerra Mundial.
Soluções para a tarefa
Respondido por
37
A disputa neocolonialista e econômica entre as
principais potências europeias fomentou um processo de exportação de
capitais estrangeiros para as áreas pobres do mundo no sentido de
ajudá-las a superar seu atraso econômico, sendo essa condição um dos
fatores que levaram à eclosão da Primeira Guerra Mundial.
valmiravbfer:
Brigadão mais uma vez amigo
Perguntas interessantes
Matemática,
11 meses atrás
Artes,
11 meses atrás
Matemática,
1 ano atrás
Geografia,
1 ano atrás
Física,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás