a expansão do império macedônico foi Acompanhada pela difusão da cultura helenística explique esse processo
Soluções para a tarefa
Explicação: O Império Macedônico foi um dos grandes impérios da Antiguidade. Existiu entre os anos de 359 a.C. (início do reinado de Felipe II) e 323 a.C. (morte do imperador Alexandre, o Grande). Embora tenha durado pouco tempo, o Império Macedônico se estendeu por um vasto território (da Península Balcânica até a Índia).
Curiosidades e fatos
- Uma das principais características do Império Macedônico foi a difusão da cultura helenística (fusão da cultura grega com a oriental) por várias regiões do Oriente.
- O auge do Império Macedônico ocorreu no reinado de Alexandre III, o Grande (336 a.C. a 323 a.C.).
- O reino da Macedônia localizava-se ao norte da Grécia. Esta foi a região inicial de formação do grande império macedônico.
- As conquistas do Império Macedônico deveram-se a dois principais fatores: a genialidade militar de Alexandre, o Grande e a atuação das falanges (unidades militares muito bem armadas e com excelentes táticas de combate).
- Alexandre, o Grande fundou, nas regiões conquistadas, diversas cidades com seu nome. A mais conhecida foi Alexandria (região centro-norte do Egito, na costa do Mediterrâneo), que existe com este nome até os dias de hoje.
- As principais regiões conquistadas, e que formaram o Império Macedônico, foram: Grécia, Egito, Palestina, Chipre (estado vassalo), Trácia, Frígia, Capadócia, Síria, Mesopotâmia, Média, Pérsia, Irã, Pártia, Carmânia, Gedrósia, Orites, Bactriana e Paramisos.
- O Império Macedônico terminou com a morte do imperador Alexandre III. O território até então conquistado foi dividido entre vários comandantes militares. Muitos destes territórios deram origem a outros reinados.