História, perguntado por soufrutofiel222, 11 meses atrás

a expansão das industrias contribuiu para a poluição do meio ambiente? justifique​

Soluções para a tarefa

Respondido por mikael19240
3

Resposta:Acontecimentos imprevisíveis no meio ambiente e com determinada constância vêem ocorrendo a partir da Revolução Industrial e, nas últimas décadas apresenta riscos diversos á humanidade, provocando danos e alterações ambientais os quais, preocupam e alertam sobre o futuro da humanidade. Apresentamos este trabalho relembrando alguns fatos passados para análise e reflexão, sobre as conseqüências do grande crescimento industrial, pós a segunda guerra mundial, afetando sobremaneira o planeta em que vivemos.

Palavras-chave: Desenvolvimento Industrial – Impacto Ambiental – Conscientização – Sustentação Racional.

1. Introdução:

Grandes empresas passaram a incluir a questão do ambientalismo em sua agenda. Entretanto, Castells assinala que “a maioria de nossos problemas ambientais mais elementares ainda persistem, uma vez que seu tratamento requer uma transformação nos meios de produção industriais e de consumo, bem como de nossa organização social e de nossas vidas pessoais”.

A partir do inicio dos testes nucleares e as explosões das bombas atômicas sobre o povo japonês, próximo a metade do século passado, é que surge e se organizam os primeiros ambientalistas, chamados alternativos, procurando mostrar ao mundo a possibilidade de estar sob o comando de malucos poderosos, que poderiam explodir o planeta por conta de suas ambições e egoísmos.

Um dos mais importantes movimentos sociais dos últimos anos, foi a chamada “Revolução Ambiental”, que promoveu significantes transformações no comportamento da sociedade como um todo e na organização política e econômica mundial. Começando a ser questionada e debatida no final do século XIX, a questão ambiental emergiu após a Segunda Guerra Mundial, promovendo importantes mudanças na visão do mundo. A humanidade, pela primeira vez, percebeu que os recursos naturais são finitos e que seu uso incorreto pode representar o fim de sua própria existência. Com o surgimento da consciência ambiental, a ciência e a tecnologia passaram a ser questionadas.

A partir desses questionamentos houve uma maior preocupação para prevenir e precaver situações ocasionadoras de danos ambientais. Alguns autores, consideram a publicação, em 1962, do livro Primavera Silenciosa, de Rachel Carson, como o começo das discusões internacionais sobre o meio ambiente. Porém, pode-se afirmar com certa segurança, que o conceito de desenvolvimento sustentável, teve seu início em 1.968, ano em que constitui-se o Clube de Roma, composto por cientistas, industriais e políticos, que tinha como objetivo discutir e analisar os limites do crescimento econômico levando em conta o uso crescente de recursos naturais.

Detectaram que os maiores problemas eram: industrialização acelerada, rápido crescimento demográfico, escassez de alimentos, esgotamento de recursos não renováveis, deterioração do meio ambiente. Tinham uma visão ecocêntrica e definiam que o grande problema estava na pressão da população sobre o meio ambiente.

O Clube de Roma propôs na oportunidade através de um documento chamado Relatório Meadow (conhecido como Relatório do Clube de Roma), crescimento econômico zero e influenciou , de maneira decisiva, o debate na conferência de Estocolmo, realizada em 1.972, como a primeira Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano.

Explicação:

Respondido por ayumitamashiro
0

Resposta:

Sim

Explicação:

Lixos eletrônicos, gases, apropriação de recursos naturais e etc

Perguntas interessantes