A expansão das cidades trouxe uma série de problemas que afetam o equilíbrio ecológico e podem interferir na saúde e bem-estar do homem. Entre esses problemas, podem ser citados os desmatamentos e a impermeabilização do solo que acarreta alterações na drenagem urbana, provocando enchentes, inundações e assoreamentos. Aliados a isso, estão os problemas relativos ao esgotamento sanitário (que envolve coleta e tratamento de esgoto), destinação inadequada dos resíduos sólidos urbanos e a poluição provocada pelo lançamento de efluentes industriais sem o devido tratamento.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Sobre problemas decorrentes da ocupação desordenada das cidades e classificação do uso da água, analise as seguintes afirmativas:
I. O rápido crescimento demográfico é acompanhado da urbanização acelerada, que a partir da década de 1960 mudou o cenário brasileiro, já que pela primeira vez, a população rural ultrapassou em número os habitantes da área urbana.
II. De acordo com a Agência Nacional de Águas (ANA, 2013), o uso de recurso hídrico é caracterizado como qualquer atividade humana que altere apenas as condições naturais das águas superficiais.
III. Um uso não consuntivo é aquele em que a água que é captada (mesmo que apenas uma parte dela) é consumida no processo produtivo e, por isso, não retorna (ou retorna parcialmente) ao curso d’água.
IV. O uso consuntivo, refere-se à água que é captada e utilizada apenas como meio para a realização da atividade, retornando ao curso d’água.
V. Alguns problemas decorrentes do crescimento urbano desordenado, tais como a impermeabilização do solo, canalização de cursos d’água e infraestrutura de esgotamento sanitário deficiente podem causar alteração nas drenagens pluviais.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a resposta correta:
Escolha uma:
Explicação:
Apenas a afirmativa V está correta.
Corrigido pelo AVA.