A expansão da produção de café proporcionou a construção de:
1) estrada da ferro, ligando o interior à capital
2) rodovias, ligando o interior à capital
3) rios, ligando o interior à capital
qual a correta?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Número 1
Explicação:
Durante o reinado de D. Pedro II, o Brasil conheceu o início de seu processo de modernização econômica e social, principalmente impulsionado pelos grandes ganhos auferidos com a exportação do café. Foi a produção cafeeira que também proporcionou o surgimento de um dos principais símbolos da modernização do período: as ferrovias.
A primeira ferrovia foi inaugurada no Brasil em 1854, ligando o porto de Mauá, na Baía de Guanabara, à Serra da Estrela, com o objetivo de chegar a Petrópolis e ao Vale do Paraíba. Essa foi uma das iniciativas de um dos principais empresário brasileiros do Império, o Barão de Mauá. Mas economicamente essa ferrovia não gerou muitos resultados positivos.
O gabarito da questão encontra-se na alternativa 2. A elite da cafeicultura foi importante não só para o desenvolvimento econômico do país porque realizou diversos investimentos para construções de ferrovias. Dessa forma, o ciclo do café contribuiu para comércios, bancos, estradas de ferro, portos e outros.
Como foi o ciclo do café?
O ciclo do café ocorreu por mais de 100 anos, no período entre 1800 e 1930 a principal atividade econômica do Brasil foi a cafeicultura. Durante esse período o país teve forte participação na exportação do produto.
O cultivo do café nas regiões dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais era forte devido às terras férteis e ao clima favorável.
Saiba mais sobre ciclo do café: brainly.com.br/tarefa/1285512
#SPJ2