A expansão da escola na sociedade europeia foi um processo longo, cujo
início remonta às reformas religiosas do século XVI. Sobre essa assertiva é
correto afirmar que:
Escolha uma:
a. O processo de universalização da escola não foi tão moroso, ele foi marcado por revoluções sequenciais e de caráter homogêneas, por essas razões, atingiu a sua fase final em meados do século XVIII.
b. As ideias do filósofo do iluminismo, Jean Jacques Rousseau atuaram como uma verdadeira revolução no pensamento pedagógico ao colocar a criança no centro da reflexão sobre a educação, preconizando que ela fosse “aluna da natureza.
c. O processo de universalização da escola foi pensado por filósofos que em parceria com o clero propuseram ações essencialmente católicas para a expansão da escola, afastando, dessa forma, os enciclopedistas franceses no século XVIII.
d. A expansão da escola ganhou impulso nos séculos XVIII e XIX como resultado das revoluções que desestruturaram totalmente o Estado Nacional de caráter burguês.
e. O processo de universalização da escola não atingiu um desenvolvimento na sua organização, esperava-se uma função apolítica mais definida, o que não ocorreu. A cultura escolar foi negligenciada, o caráter laico e os programas didáticos não tiveram êxito.
Soluções para a tarefa
Respondido por
0
A é falsa, no século XVIII a educação pública nem mesmo havia começado o processo de universalização.
B é verdadeira, sendo o pai da "pedagogia negativa", onde a criança ficaria livre das influências negativas do meio e atualizaria suas boas tendências.
C é falsa, os filósofos e os cleros estavam em lados opostos da questão.
D é falsa, foi um resultado justamente da estruturação do Estado Burguês.
E é falsa, o projeto iluminista foi, na maior parte, bem sucedido, de modo que é o projeto que orientou a organização sistemática geral da escola no mundo ocidental.
Perguntas interessantes
Matemática,
7 meses atrás
Matemática,
7 meses atrás
Contabilidade,
11 meses atrás
Pedagogia,
11 meses atrás
Filosofia,
1 ano atrás
Geografia,
1 ano atrás