A expansão da colonização portuguesa na América, a partir da segunda metade do século XVIII, foi marcada por um conjunto de medidas, dentre as quais podemos citar:
a) O esforço para ampliar o comércio colonial, suprindo-se as práticas mercantilistas.
b) A instalação de missões indígenas na fronteira sul e oeste, para garantir a posse dos territórios por Portugal.
c) O bandeirismo paulista, que destruiu parte das missões jesuíticas e descobriu as áreas mineradoras do Planalto Central.
d) As alianças políticas e a abertura do comércio colonial aos ingleses, para conter o expansionismo espanhol.
Soluções para a tarefa
Resposta:
B) A instalação de missões indígenas na fronteira sul e oeste, para garantir a posse dos territórios por Portugal.
Explicação:
Os portugueses buscavam assegurar o território brasileiro, para isso foram instaladas missões indígenas ao longo das fronteiras do país, para garantir a posse de Portugal sobre as terras, impedindo que espanhóis tomassem o território. Letra B está correta.
Missões jesuítas
As missões tinham como objetivo catequizar os povos indígenas de modo a torná-los mais receptivos aos costumes europeus.
Essas missões ocorreram em todo o país depois que o sistema de Capitanias Hereditárias não funcionou. Havia muitos conflitos entre donatários de capitanias e indígenas a religião veio como uma forma de tentar minimizar esses conflitos.
Os padres jesuítas também se instalavam nas fronteiras do país, o que servia como uma demarcação de território, buscando impedir espanhóis de tomar territórios.
Entenda mais as missões jesuítas no Brasil: https://brainly.com.br/tarefa/32997295
#SPJ3