A expansão da agricultura cafeeira no Oeste novo paulista, após 1880, introduziu uma série de mudanças na economia e nas relações sociais da região Sudeste, entre as quais se destaca: *
5 pontos
o reforço das relações escravistas no interior das fazendas cafeicultoras, pois os escravos transferidos das fazendas açucareiras do Nordeste eram a maioria absoluta da mão de obra na plantações do Oeste paulista.
o desenvolvimento de uma política governamental de distribuição de pequenas propriedades às famílias imigrantes, que plantavam café a baixos custos e o vendiam a menores preços no mercado internacional.
a coexistência de grandes propriedades escravistas e monoculturas de café para a exportação, e de pequenas propriedades de famílias imigrantes, que produziam gêneros de subsistência para os mercados urbanos.
o desenvolvimento de uma política governamental de subvenção à imigração, cujo objetivo era estimular o investimento, por parte dos imigrantes, de capitais na construção de estradas de ferro e nas indústrias nascentes.
a parcial substituição do trabalho escravo pelo trabalho livre de imigrantes europeus no interior das fazendas cafeicultoras, o que permitiu uma maior lucratividade do capital cafeeiro e seu investimento em estradas de ferro, no comércio e em indústrias.
Soluções para a tarefa
Respondido por
0
Em torno de 1850, no Vale do Paraíba, a economia cafeeira encontrara um destino lucrativo. Em trajetória ascendente, o café alcançara o auge. Sobressaíam-se as cidades de Cantagalo e Vassouras, esta considerada a capital do café na parte fluminense do Vale. Na região paulista destacavam-se Areias e Bananal, e na chamada Zona da Mata Mineira, Cataguases, Juiz de Fora, Leopoldina, Carangola e Muriaé. ( espero ter ajudado bons estudos para voce,
Perguntas interessantes
Matemática,
7 meses atrás
Matemática,
7 meses atrás
História,
9 meses atrás
Geografia,
9 meses atrás
Geografia,
1 ano atrás