A expansão adiabática (processo onde não acontece troca de calor) de um gás é uma das estratégias utilizadas para resfriamento de alguns tipos de elementos ou para a conservação de outros (geralmente de ordem biológica).
A mudança de temperatura experimentada pelo gás durante a expansão depende não só das pressões inicial e final, mas também da maneira como a expansão é realizada. Por isso se utilizam diferentes substâncias que permitam atingir as temperaturas desejadas, sendo um muito comum o nitrogênio líquido.
A seguinte figura apresenta as curvas de pressão em função do volume ocupado por uma quantidade de gás para os processos isotérmico e adiabático. As diferenças entre esses processos podem ser identificadas com base na primeira lei da termodinâmica, que associa a variação de energia interna à diferença entre o calor trocado com o meio exterior e o trabalho realizado no processo.
Explique com as suas palavras por que a expansão adiabática viabiliza o resfriamento
Anexos:
Soluções para a tarefa
Respondido por
4
Resposta: Por que é processos que acontece muito rapidamente, de modo que não há tempo de ocorrer trocas de calor entre o sistema e o ambiente.
Respondido por
2
O trabalho é associado diretamente à variação de energia interna e não há troca de calor entre o gás e o ambiente.
Perguntas interessantes
História,
7 meses atrás
Ed. Física,
7 meses atrás
Matemática,
7 meses atrás
Química,
8 meses atrás
Matemática,
8 meses atrás
Matemática,
1 ano atrás
Artes,
1 ano atrás