ENEM, perguntado por clarayaxmin6193, 2 meses atrás

A existência precede a essência" é uma inversão feita por Sartre de uma hierarquia milenar de valores defendida pela filosofia tradicional. Marque a alternativa que melhor explica o sentido desta inversão. A) Sartre é um filósofo existencialista, pois acredita que o homem nasce sem nenhuma pré-determinação no que diz respeito a seu ser, isto é, sem uma essência. Essências são apenas significados estabelecidos a partir da existência humana, isto é, são criadas pelo homem; B) Para Sartre, o homem é uma existência temporal e livre, de maneira que apenas precisa lidar com escolhas e consequências das suas escolhas. As essências são apenas aquelas estabelecidas por Deus e o homem só as conhecerá depois de sua morte; C) Sartre, cujo relacionamento amoroso não monogâmico com Simone de Beauvoir causou escândalo na década de 1930, era um filósofo ateu que criticava, na verdade, a crença religiosa em essências intangíveis, sendo sua principal bandeira o combate à religião cristã; D) Sartre escreve sua teoria do homem a partir de uma visão transcendentalista, mas defende que o ser individual, a existência, é mais importante que a essência; E) Para Sartre, todas as pessoas nascem como existências livres, mas à medida que vão fazendo escolhas se comprometem de tal modo, que já não é possível exercer a liberdade

Soluções para a tarefa

Respondido por mayaracassaniga
0

Podemos considerar diante da inversão realizada por Sartre, este que é um filósofo com fundamentação existencialista, que o homem não nasce com nenhuma predeterminação sobre o seu ser, ou seja, nasce sem uma essência.

Logo, as essências são resultados obtidos através da existência humana, ou seja, aquelas que foram criadas pelo homem.

Portanto, o gabarito desta questão é a alternativa A.

Caracterizando o filósofo Sartre

Jean-Paul Sartre foi considerado um filósofo extremante importante defendendo a corrente filosófica do existencialismo, a qual pregava ao ser humano sua liberdade individual.

Logo, o filósofo Sartre apresentava crítica aos outros filósofos que tentavam adequar o ser humano através de um conceito sobre a humanidade, em uma essência que vinha antes da existência, resultando assim em uma forma à vida humana, estes pensamentos que eram nomeados de Platão até Kant.

Concluímos assim, que para o filósofo Sartre a nossa existência antecede a nossa essência, isto é, teremos que existir para só depois nos definirmos.

Entenda mais sobre existencialismo aqui:

https://brainly.com.br/tarefa/20558807

#SPJ4

Perguntas interessantes