a existência de normas compartilhadas pelos indivíduos pertencentes a um dado agrupamento social que possibilita o encadeamento de suas ações em séries contínuas. É a existência de normas, portanto, que permite que a ação individual se caracterize como ação social, por meio da qual os indivíduos se relacionam como membros de um dado agrupamento social. Ora, na medida em que manifesta a existência de normas compartilhadas pelos membros de um agrupamento, o conjunto de ações sociais, que se desenrolam nesse agrupamento em dado momento, constitui sua organização social.
GALLIANO, A. G. Introdução à sociologia. São Paulo: Editora Harbra, 1981 (adaptado).
De acordo com o texto, as normas sociais organizam a vida social porque garantem
Soluções para a tarefa
Respondido por
22
Olá,
Normas sociais são os pilares de sustentação em todas as organizações sociais, são elas que garantem comportamentos aceitáveis ou inadequados no comportamento dos integrantes de um grupo e são responsáveis pelas ações do homem em sociedade.
Estas normas de conduta refletem e também incorporam a cultura existente do meio em que vivemos, de maneira que, a partir delas, moldamos nosso comportamento e nossas interações sociais.
O poder moderador de comportamentos aceitáveis ou inadequados se faz pela aplicação de sansões, que nada mais são que instrumentos que garantem a conformidade com as regras estabelecidas.
miguelseidelramos:
nao ajudou mas obrigado
Perguntas interessantes
Matemática,
9 meses atrás
Inglês,
9 meses atrás
Matemática,
9 meses atrás
Direito,
1 ano atrás
Português,
1 ano atrás
Biologia,
1 ano atrás