História, perguntado por laryssa2020305203616, 7 meses atrás

A existência de bancada religiosas, na atualidade no congresso Nacional seriam um avanço ou um retrocesso à luz das Nações, como França,Estados Unidos e Brasil, a partir do século XVIII?Justifique
Quem puder ajudar eu agradeço e ganha 25 PONTOS

Soluções para a tarefa

Respondido por EduardoPLopes
3

Depende. Do ponto de vista dos princípios iluministas, é um retrocesso, já que os pensadores iluministas defendiam que deveria haver uma separação total entre Estado e Religião, de modo que a Religião não deveria ter, na opinião destes pensadores, um "lugar" na política, sendo algo restrito à experiência subjetiva.

Do ponto de vista da representatividade, ou seja, que os governantes sejam aqueles que os governados desejam que governem, devemos dizer que é um avanço. Se as eleições são livres e nela podem votar todos os brasileiros, quem quer que seja por elas eleito será representante legítimo dos eleitores.

Por fim é bom lembrar que, de todo modo, é fundamental sempre defender os princípios constitucionais, de modo a garantir a liberdade de pensamento, expressão, crença e ação a todos os brasileiros, coisa que deve ser considerada como acima de qualquer crença religiosa de qualquer um de nós.

Perguntas interessantes