A existência da camada de ozônio auxilia na manutenção da vida em nosso planeta, já que ela consegue filtrar cerca de 95% dos raios ultravioleta (UV) oriundos do Sol, impedindo que a maior parte desses raios atinja a superfície terrestre. Ela é composta pelo gás ozônio (cuja fórmula molecular é O3) e está localizada em uma região da atmosfera denominada de estratosfera, que fica entre 20 km e 35 km da superfície da Terra. Apesar da sua relevância, a camada de ozônio começou a sofrer com os efeitos da poluição crescente provocada pela industrialização mundial, principalmente pelas substâncias controladas pelo Protocolo de Montreal e que são denominadas Substâncias Destruidoras da Camada de Ozônio. Tais substâncias, quando liberadas no meio ambiente, deslocam-se atmosfera acima, degradando a camada de ozônio. Na troposfera, o gás ozônio contribui para a formação do smog urbano – mistura de fumaça, poluentes gasosos, neblina, ar e partículas sólidas.
Soluções para a tarefa
Respondido por
24
A existência da camada de ozônio na troposfera (parte superior da nossa atmosfera) é um dos principais responsáveis por reduzir as temperaturas médias globais, já que filtra boa parte da radiação ultravioleta que atinge a Terra.
Entretanto, a grande quantidade de poluentes emitidos para a nossa atmosfera, derivados da atividade industrial e dos veículos à base de combustão de hidrocarbonetos é responsável por não só prejudicar a camada de ozônio, mas também pelo aquecimento global.
andreyzfr1:
A camada de ozônio fica localizado na estratosfera, não na troposfera!
Respondido por
14
Resposta:
é que ela consegue filtrar cerca de 95% dos raios ultravioleta (UV) oriundos do Sol, impedindo que a maior parte desses raios atinja a superfície terrestre.
Explicação:
Perguntas interessantes
Geografia,
6 meses atrás
Artes,
6 meses atrás
Física,
6 meses atrás
Matemática,
9 meses atrás
História,
9 meses atrás
Matemática,
1 ano atrás
Lógica,
1 ano atrás
Filosofia,
1 ano atrás