História, perguntado por julianaasocial11, 11 meses atrás

a) Existe um erro de interpretação do livro didático sobre a escravidão? Identifique-o e contextualize a discussão. b) Considerando a resposta da questão anterior, de que forma a escravidão pode ser abordada em sala de aula sem justificar a colonização?

Soluções para a tarefa

Respondido por lucasmellohb
21

Resposta:

PADRÃO DE RESPOSTA ESPERADO

a) A escravidão foi ancorada por um discurso que retirou dos africanos a sua alma, afirmando que eles eram inferiores e, por causa disso, deveriam ser escravizados pelas potências europeias. Quando essa prática é naturalizada, reflete o pensamento da época, sendo necessário explicar que a burguesia e as elites africanas lucraram mutuamente com o comércio de seres humanos e expor as consequências para essas sociedades.

b) Uma forma de trabalhar a escravidão em sala de aula é mostrando as formas de resistência utilizadas pela população africana e afrodescendente, para manter viva a sua cultura e sobreviver em um ambiente hostil. As práticas religiosas, as manifestações culturais e a formação de quilombos são exemplos de formas que podem ser utilizadas, ainda mais considerando a diversidade cultural das regiões.

Explicação:

Respondido por larissamagrani
5

Ensinar História não é uma tarefa tão óbvia assim e demanda uma didática bem pensada e estratégias inovadoras do professor.

Respostas sobre as questões sobre escravidão

  • a) Sim. Os livros didáticos apresentam a escravidão como um discurso que retirou dos africanos a sua alma, afirmando que eles eram inferiores e, por causa disso, deveriam ser escravizados pelas potências europeias.

  • Quando essa prática é naturalizada, reflete o pensamento da época, sendo necessário explicar que a burguesia e as elites africanas lucraram mutuamente com o comércio de seres humanos e expor as consequências para essas sociedades.

  • b) Uma forma de trabalhar a escravidão em sala de aula é mostrando as formas de resistência utilizadas pela população africana e afrodescendente, para manter viva a sua cultura e sobreviver em um ambiente hostil.

  • As práticas religiosas, as manifestações culturais e a formação de quilombos são exemplos de formas que podem ser utilizadas, ainda mais considerando a diversidade cultural das regiões.

Saiba mais sobre escravidão em: brainly.com.br/tarefa/24348543

Anexos:
Perguntas interessantes