História, perguntado por diogosantiago9217, 5 meses atrás

"A exigência que Auschwitz não se repita é a primeira de todas para a educação. De tal modo ela precede quaisquer outras que creio não ser possível nem necessário justificá-la. Não consigo entender como até hoje mereceu toda atenção. Justificá-la teria algo de monstruoso em vista de toda monstruosidade ocorrida. Mas a pouca consciência existente em relação a essa exigência e as questões que ela levanta provam que a monstruosidade não calou fundo nas pessoas, sintoma da persistência da possibilidade de que se repita no que depender do estado de consciência e de inconsciência das pessoas. " (ADORNO, 1995, p. 119). ADORNO, Theodor W. Educação após Auschwitz. In:______. Educação e Emancipação. Tradução Wolfgang Leo Maar. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1995. P. Levando em consideração o trecho acima e seus conhecimentos sobre a teoria crítica de Adorno, assinale a alternativa correta. Alternativas: a) Adorno escreveu Pedagogia da Autonomia, a fim de enaltecer o sujeito autônomo, que saiba se defender. B) Adorno foi um educador que escreveu obras sobre a educação pela paz. C) Dentre as várias finalidades da educação, Adorno ressalta que devemos esquecer episódios trágicos. D) Para Adorno, nada é mais urgente e necessário do que colocar a frente a meta de uma educação contra a barbárie. E) Para Adorno, a educação não pode contribuir para evitar a barbárie

Soluções para a tarefa

Respondido por mustafaahamin
0

Podemos concluir que a resposta correta à pergunta se baseia nos detalhes oferecidos pelo texto de apoio e na teoria crítica do filósofo alemão Theodor W. Adorno. A alternativa correta é, portanto, a Alternativa D.

Como Adorno se debruça sobre o tema da educação?

Theodor W. Adorno, filósofo alemão, vê a educação como uma área recorrente de luta entre a individualidade de uma pessoa e sua conformidade com as expectativas da sociedade. Como resultado, a educação inclui uma constante dialética entre as necessidades de libertação individual e as obrigações de submissão à cultura e à sociedade. Segundo Adorno, sociedade e cultura formam um todo histórico e, como resultado, a busca da liberdade em uma área da sociedade está inextricavelmente ligada à busca de esclarecimento em outra. O objetivo de uma educação que se opõe a todas as formas de barbárie seria o mais apropriado nesta situação.

Aprenda mais sobre a teoria de Adorno em: https://brainly.com.br/tarefa/28875576

#SPJ4

Perguntas interessantes