A exclusão e invisibilidade estão vinculadas a fenômenos como o mercado informal e a própria marginalidade. Carvalho (2003) deixa claro que uma das consequências das inúmeras contradições sociais é a violência e insegurança que estão ligadas a dois fatores: 1) A incapacidade da atuação policial; 2) A ausência de políticas sociais urbanas eficazes, que sejam capazes de reconhecer e efetivar os direitos da população.
CARVALHO, E. Exclusão social e crescimento das cidades médias brasileiras. Scripta Nova. Revista electrónica de geografía y ciencias sociales . Barcelona, v. 7, n.146(128), agosto de 2003.
Analise as informações sobre o controle exercido pelo Estado e fora dele.
I. O controle social formal é o único capaz de gerar sanções, que inexistem no âmbito do controle social informal, onde o Estado é ausente.
II. O processo de regulação social requer um constante processo de comunicação e interação social baseado em expectativas recíprocas entre os indivíduos de um mesmo grupo social.
III. O controle informal é realizado mesmo sem o controle de uma instituição estatal, sua atuação, contudo, decorre das várias instâncias sociais.
IV. O controle social formal atua sempre com o encarceramento, todas as outras formas de coerção ou sanção estão ligadas ao controle informal.
Assinale a alternativa que apresenta a(s) assertiva(s) correta(s).
I, II e IV.
I e III.
II e III.
I apenas
II e III
Soluções para a tarefa
Respondido por
1
Resposta:
Explicação:
I II IV
fernandosbasilio:
Pessoal essa resposta está realmente certa?
Perguntas interessantes