ENEM, perguntado por PedroDeMileto831, 11 meses atrás

A excitabilidade nervosa é uma característica importante da célula nervosa. Um estímulo pode ou não ser capaz de alterar o potencial da membrana em repouso gerando um potencial de ação.De acordo com estas afirmações, leia atentamente os itens abaixo.I. A velocidade de condução do impulso é diretamente proporcional ao diâmetro das fibras.II. O potencial de ação possui modo de ação idêntico para o mesmo tipo celular, podendo ser propagado quando gerado em qualquer ponto da membrana.III. O estímulo sublimiar possui a característica do efeito cumulativo gerando um impulso nervoso e consequentemente um potencial de ação.IV. Uma maneira de aumentar a velocidade da condução do impulso nervoso é isolar o axônio eletricamente a intervalos fixos. Os gliócitos encapam os axônios com mielina com exceção dos nodos de Ranvier. O PA iniciado no cone é conduzido de nodo a nodo, onde os canais de Na+ e de K+ voltagem dependentes estão presentes.V. A intensidade de estímulo capaz de gerar o potencial de ação (PA) é denominada estímulo limiar. Se um estímulo limiar for aplicado a uma célula excitável, a célula responderá com um PA e nada impedirá que o fenômeno seja adulterado. É por isso que o PA é conhecido como um fenômeno tipo tudo ou nada.É correto apenas o que se afirma em:A-) I, II e III.B-) II, III e IV.C-) III, IV e V.D-) I, II, IV e V.E-) todos estão corretos.

Soluções para a tarefa

Respondido por rodrigosr12
2
Olá! Vamos analisar cada afirmação e concluir sobre sua veracidade:

I. A velocidade de condução do impulso é diretamente proporcional ao diâmetro das fibras. - Correta, a velocidade de transmissão do impulso nervoso será mais rápida e eficiente quanto maior for o calibre da fibra nervosa.

II. O potencial de ação possui modo de ação idêntico para o mesmo tipo celular, podendo ser propagado quando gerado em qualquer ponto da membrana. - Correta, o potencial de ação pode ser originado em qualquer lugar da célula desde que atinja ao limiar de excitação. Vale ressaltar que , embora a célula possa produzir potencial de ação de qualquer parte sua, apenas algumas regiões específicas são estimuladas o suficiente para produzir o PA.

III. O estímulo sublimiar possui a característica do efeito cumulativo gerando um impulso nervoso e consequentemente um potencial de ação. - Falsa, o estímulo sublimiar não gera um impulso nervoso por si só. Como o próprio nome já diz, é um estímulo abaixo do limiar, abaixo do necessário, sendo preciso a junção de outros estímulos simultâneos para que aconteça um potencial de ação.

IV. Uma maneira de aumentar a velocidade da condução do impulso nervoso é isolar o axônio eletricamente a intervalos fixos. Os gliócitos encapam os axônios com mielina com exceção dos nodos de Ranvier. O PA iniciado no cone é conduzido de nodo a nodo, onde os canais de Na+ e de K+ voltagem dependentes estão presentes. - Correta, a condução elétrica é mais eficiente em fibras nervosas que possuem mielina. Com a presença desse isolamento elétrico, diz se que o impulso terá uma condução saltatória, pulando entre os espaços dentre as bainhas de mielina(os chamados Nodos de Ranvier) de maneira mais ágil do que se o impulso tivesse que percorrer a fibra inteira de maneira uniforme.

V. A intensidade de estímulo capaz de gerar o potencial de ação (PA) é denominada estímulo limiar. Se um estímulo limiar for aplicado a uma célula excitável, a célula responderá com um PA e nada impedirá que o fenômeno seja adulterado. É por isso que o PA é conhecido como um fenômeno tipo tudo ou nada. - Correta, a excitação das fibras nervosas segue o princípio do tudo ou nada - se ocorreu a geração de potencial de ação, o impulso será transmitido por toda a fibra, não havendo interrupção.


Portanto, as afirmações I,II,IV e V estão corretas, letra D.
Perguntas interessantes