a exceção de Tiradentes, a Inconfidência Mineira aparece como um movimento político liderado por membros da elite mineira colonial e a Conjuração Baiana uma congregação liderada por “pessoas simples, como mulatos libertos, e até mesmo escravos”. A Inconfidência Mineira e a Conjuração Baiana podem legitimamente considerar-se movimentos precursores da emancipação política no Brasil. Elas formam uma crescente tomada de consciência que, pelo menos para o Nordeste, não se conteve com a vinda da Corte e as mudanças que isso implicou. As principais diferenças e semelhanças entre a Conjuração Baiana e a Inconfidência Mineira de acordo com o texto são, respectivamente o(a) A status social dos integrantes e a inauguração de movimentos emancipatórios. B composição social dos movimentos e o desfecho que tiveram seus componentes. C origem da indignação dos movimentos e os objetivos centrados na autonomia política. D objetivo das insurreições e a forma de perseguição política que sofreram seus integrantes.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Alternativa A
Explicação:
A principal diferença foi o status social. Isso porque, a inconfidência mineira possuiu caráter elitista, já a conjuração Baiana caráter popular.
A semelhança foi a ênfase na emancipação, ou seja, as principais revoltas separatistas da época.
Resposta:
A - status social dos integrantes e a inauguração de movimentos emancipatórios.
Explicação:
O texto-base destaca, em primeiro lugar, que os integrantes da Conjuração Baiana eram “pessoas simples, como mulatos, libertos e até mesmos escravos”, enquanto a Inconfidência Mineira foi “um movimento político liderado por membros da elite mineira colonial”. Em relação às semelhanças, o texto-base afirma que “A Inconfidência Mineira e a Conjuração Baiana podem legitimamente considerar-se movimentos precursores da emancipação política”.
O plurall que deu essa explicação.