a evolucao dos modelos atomicos? resposta completa, por favor.
Soluções para a tarefa
No modelo de Dalton, os átomos eram particular fundamentais, maciças e esféricas que não podiam ser criadas, destruídas, divididas ou transformadas em outras.
⇒Com o modelo atômico proposto por Dalton, foi possível afirmar que a combinação de átomos de um mesmo elemento químico formava substâncias simples, e a combinação de elementos químicos diferentes formavam substâncias compostas.
No modelo de Thomson:
Para ele, o átomo deveria ser formado por uma esfera uniforme de matéria carregada positivamente, incrustada de elétrons.
⇒Pelo fato de identificar uma partícula na constituição do átomo, esse modelo apresentou um grande avanço na Ciência.
Modelo de Rutherford:
Para Rutherford, o átomo seria constituído por uma parte central pequena e maciça. Nela se concentrava toda a carga positiva (posteriormente denominada por ele de próton) e quase toda a sua massa, chamada de núcleo. E os elétrons estariam orbitando ao seu redor em um grande espaço vazio denominado eletrosfera.
⇒Para explicar os valores das massas dos átomos, Rutherford sugeriu a existência de partículas neutras no núcleo, com massa próxima à dos prótons. Porém, seus trabalhos não conseguiram comprovar a existência dessas partículas sem carga.
Agora o modelo de Bohr:
A proposta de Bohr era de que um átomo os elétrons giram em torno do núcleo em órbitas circulares e essas órbitas correspondem a níveis de energia bem definidos.
⇒Bohr considerava que as troas de energia em um átomo ocorriam quando os elétrons mudavam de níveis de energia. Os níveis mais distantes do núcleo seriam os mais energéticos. Desse modo, o elétron só se deslocaria de uma órbita a outra se absorvesse ou emitisse certa quantidade de energia discreta e definida, o chamando quantum de energia.
⇒Esse modelo explica satisfatoriamente o átomo de hidrogênio e espécies atômicas que apresentassem somente 1 (um) elétron na eletrosfera. Porém, falhava ao explicar os átomos dos elementos químicos que tivessem um número maior de elétrons.
E finalmente chegamos ao famoso modelo atual:
Depois de algumas modificações e acréscimos nos modelos de Bohr e Rutherford...
Pode-se dizer que o modelo atômico atual está fundamentado no modelo de Rufherford-Bohr, sendo formado por duas regiões: (1) Um núcleo pequeno que compreende toda a carga positiva e praticamente toda a massa do átomo, e (2) Uma região ao redor do núcleo que é principalmente um espaço vazio, onde estão distribuídos os elétrons.
⇒Até os dias atuais, os cientistas ainda não esclareceram por completo a estrutura de um átomo. Com o auxílio dos aceleradores de partículas, hoje, sabe-se que os prótons e os nêutrons não são partículas elementares, pois se dividem e formam outras partículas, como os quarks, léptons e bósons.
Porém, considera-se que as partículas básicas da estrutura do átomo são os prótons, nêutrons e elétrons.
Fonte: Livro do Positivo.
Espero ter ajudado.
Resposta:
A evolução dos modelos atômicos ocorreu por meio do avanço tecnológico e de experimentos realizados por alguns cientistas, tais como Dalton, Thomson, Rutherford e Bohr.
Visto que não é possível visualizar um átomo isoladamente, os cientistas, com o passar do tempo, criaram modelos atômicos, ou seja, imagens que servem para explicar a constituição, propriedades e comportamento dos átomos. Esses modelos explicam o que diz a teoria, mas isso não quer dizer que fisicamente o átomo seja igual ao seu modelo.
Os primeiros que imaginaram a existência dos átomos foram os filósofos gregos Leucipo e Demócrito em, aproximadamente, 450 a.C. Segundo eles, tudo seria formado por minúsculas partículas indivisíveis. Daí a origem do nome “átomo”, que vem do grego a (não) e tomo (partes).
No entanto, essas ideias não puderam ser comprovadas na época, constituindo-se apenas como hipóteses. Assim, outras teorias tomaram o seu lugar, e o pensamento de que tudo seria composto por átomos ficou esquecido durante uma boa parte da história da humanidade.
Mas, no século XIX, alguns cientistas passaram a realizar testes experimentais cada vez mais precisos graças aos avanços tecnológicos. Com isso, não só se descobriu que tudo era realmente formado por minúsculas partículas, mas também foi possível entender cada vez mais sobre a estrutura atômica.
Os cientistas usaram as informações descobertas por outros estudiosos para desenvolver o modelo atômico. Dessa forma, as descobertas de um cientista eram substituídas pelas de outros. Os conceitos que estavam corretos permaneciam, mas os que comprovadamente não eram reais passavam a ser abandonados. Assim, novos modelos atômicos foram criados. Essa série de descobertas da estrutura atômica até se chegar aos modelos aceitos hoje ficou conhecida como a evolução do modelo atômico.