Biologia, perguntado por jocapipoca18, 8 meses atrás

A evolução dos modelos atômicos contribuiu para
a construção do conhecimento sobre a estrutura
atômica. Por que, ao longo da história da Ciência,
foram propostos modelos diferentes para expli-
car o átomo?​

Soluções para a tarefa

Respondido por anabeatrizr824
166

A ciencia conta com mudanças e avanços de conhecimento. Nós podemos perceber que um modelo atômico complementa o outro. Dalton acreditava que o átomo era uma bola maciça . Thomson se baseou no átoma de Dalton , porém , a partir da experiência dos tubos de raio catódicos , concluiu que ele apresentava cargas negativas e positivas. E também não podemos deixar de falar que nunca o ser humano conseguiu ver um átomo , o que nos ensinam hoje são teorias de como seriam esses átomos.

Respondido por anyletycia1155
9

Resposta:

  • Por que se tinha pouco conhecimento sobre o comportamento dos átomos, que foram sendo descobertos com novos experimentos, aos poucos.

  • O modelo atômico de Dalton foi proposto pelo cientista, em 1808. De acordo com a teoria atômica de Dalton, a matéria era formada por átomos indivisíveis e indestrutíveis, comparados a uma bola de bilhar.

  • O modelo atômico de Thomson foi proposto em 1897 e ficou conhecido como pudim de passas. Para Thomson o átomo apresentava natureza elétrica e era divisível.

  • O modelo atômico de Rutherford foi proposto em 1911, também é chamado de modelo planetário do átomo. Foi a partir desse modelo que foram introduzidas as cargas elétricas no interior do átomo. Para Rutherford, o átomo possuía um núcleo, onde os prótons e os elétrons estariam presentes.

  • Niels Bohr propôs um modelo que se baseou no modelo de Rutherford, apenas aprimorando-o, por isso é chamado de modelo atômico de Rutherford-Bohr. De acordo com esse modelo, os elétrons não se movem aleatoriamente ao redor do núcleo, mas sim em órbitas circulares, onde cada órbita apresenta um nível de energia para cada elétron de um átomo.

Explicação:

  • Por que no inicio, quando tudo isso era novo pensava-se que o átomo era maciço e indivisível, por isso o nome átomo, mas depois o cientista Rutherford descobriu que os átomos eram divisíveis e não maciço, através de um experimento em que ele atirou partículas alfa em uma lamina de ouro e percebeu que algumas passaram outras desviaram sua rota, percebendo que o átomo não era maciço e era divisível.
  • espero ter-lhe ajudado muito!

Perguntas interessantes