Pedagogia, perguntado por Jan1308, 11 meses atrás

“[...] a evolução do mundo, das fronteiras, das tecnologias, dos estilos de vida requer uma flexibilidade e uma criatividade crescentes dos seres humanos, no trabalho e na cidade. Nessa perspectiva, confere-se ocasionalmente à escola a missão prioritária de desenvolver a inteligência como capacidade multiforme de adaptação às diferenças e as mudanças. O acento dado as competências não chegam tão longe. Não é uma extensão furtiva dos programas de educação cognitiva que se interessam pelos alunos com grande dificuldade de desenvolvimento intelectual e aprendizado. A abordagem por competências não rejeita nem os conteúdos, nem as disciplinas, mas sim acentua sua implementação”. PERRENOUD, P.; MAGNE, B. C. Construir: as competências desde a escola. Porto Alegre: Artmed, 1999. p. 15. Aliando a práxis com a teoria, Perrenoud fala da educação a partir de competências. Assinale a alternativa que contempla a sua teoria corretamente. Para o autor, são os saberes práticos e as competências que interessam na hora de educar, afinal, o saber teórico passado em sala só serve no momento escolar. Podemos afirmar que a competência se desenvolve em função das situações que enfrenta com menor frequência. São elas que causam espanto e movimento as ações e o nosso raciocínio. A abordagem considera os conhecimentos como ferramentas a serem mobilizadas por urgências, a fim de que se possa deliberar sobre determinadas situações-problemas dentro da escola ou fora dela. As transformações que ocorrem no mercado de trabalho e as competências que elas mobilizam não possuem ligação com a formação. Elas são, sem sombra de dúvidas, esferas desconexas. Perrenoud aborda apenas as competências dos alunos, sendo eles o foco principal de sua teoria. As crianças e jovens são o futuro do mercado de trabalho, e não os educadores e adultos.

Soluções para a tarefa

Respondido por 2maybe
42

Resposta:

A abordagem considera os conhecimentos como ferramentas a serem mobilizadas por urgências, a fim de que se possa deliberar sobre determinadas situações-problemas dentro da escola ou fora dela.

Explicação:

Respondido por cyrebelles
7

Resposta:

A abordagem considera os conhecimentos como ferramentas a serem mobilizadas por urgências, a fim de que se possa deliberar sobre determinadas situações-problemas dentro da escola ou fora dela.

Explicação:

Perrenoud aborda a ideia de competência, tanto dos alunos quanto dos educadores. Em sua essência, a teoria aborda que todos devem mobilizar certas teorias e práticas na hora de agir, e, de acordo com a profissão, mobilizamos determinadas competências, mais do que outras. Focar nas competências e tornar o ensino mais completo e rico, focando no momento teórico e prático.

Perguntas interessantes