Biologia, perguntado por robisonjr1, 1 ano atrás

A evolução do conhecimento médico impõe aos profissionais a necessidade de utilizarem exames subsidiários para confirmar ou afastar uma hipótese diagnostica, e dos laboratórios de análises clínicas se exige que correspondam a essa expectativa executando exames que estabeleçam com precisão e exatidão um diagnóstico. Admitindo-se que um laboratório trabalhe em condições ótimas, com reagentes de boa qualidade e dentro dos prazos de validade propostos, técnicas adequadas, pessoal perfeitamente treinado, equipamentos calibrados e controle de qualidade adequado, os desvios que ocorram entre a indagação, expressa pela hipótese diagnostica, e a confirmação desta, expressa pela positividade no exame laboratorial, decorrerão de questões relativas ao próprio teste.

Dentre os conceitos importantes quando se fala de qualidade no resultado diagnóstico estão a sensibilidade e a especificidade.



Acerca desses conceitos, assinale a alternativa correta:

Escolha uma:
a.
Sensibilidade é a proporção de indivíduos verdadeiramente negativos ou normais (tanto no padrão ouro quanto no teste em avaliação) entre os não doentes

b.
Especificidade é a proporção de indivíduos verdadeiramente positivos (tanto no padrão ouro quanto no teste em avaliação) entre os doentes.

c.
Especificidade é a capacidade que um teste tem de discriminar, dentre os suspeitos de uma patologia, aqueles efetivamente doentes.

d.
Sensibilidade é a capacidade que um teste tem de discriminar, dentre os suspeitos de uma patologia, aqueles efetivamente doentes.

e.
Sensibilidade é a capacidade que o mesmo teste tem de ser sempre negativo, em face de uma amostra de indivíduos que sabidamente não têm a doença em questão.

Soluções para a tarefa

Respondido por nathaliacler
8

d.  Sensibilidade é a capacidade que um teste tem de discriminar, dentre os suspeitos de uma patologia, aqueles efetivamente doentes. Correto


fffperes: correto <3
Respondido por Ticia951995
3

Sensibilidade é a capacidade que um teste tem de discriminar, dentre os suspeitos de uma patologia, aqueles efetivamente doentes. Correto


Perguntas interessantes