A evolução da produção textual deriva da escrita, da revisão e da reescrita dos textos, buscando sempre o melhor resultado possível em relação à situação comunicativa pretendida ou proposta no ensino. A partir dessa posição que valoriza a correção associada à reescrita textual, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. As concepções de revisão, reescrita e correção textual possuem especificidades que precisam ser levadas em conta quando se está inserido em um processo de ensino e aprendizagem da produção escrita. São fases que se articulam quando se tem como meta a concepção de escrita como processo e não como produto acabado, objeto de uma mera avaliação classificatória. Menegassi (2013, p. 107) nomeia as etapas do processo de escrita de um texto como: planejamento; execução do texto escrito; revisão; reescrita.
PORQUE
II. Para o autor, assim como na visão adotada neste trabalho, a revisão e a reescrita não são partes constitutivas do processo da produção escrita, tanto fora como dentro da instituição escolar. Numa visão de ensino como trabalho, a revisão e a reescrita são processos didáticos que contribuem para o aprimoramento do texto do aluno.
Baseado em: BARROS, Eliana Merlin Deganutti de; MAFRA, Gabriela Martins. A correção textual do professor como instrumento de ensino e aprendizagem na metodologia das sequências didáticas de gêneros. Disponível em: file:///C:/Users/ACT/Downloads/14791-42407-1-PB.pdf Acesso em 29 ago. 2017.
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta.
Alternativas
Alternativa 1:
As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.
Alternativa 2:
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
Alternativa 3:
A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
Alternativa 4:
A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
Alternativa 5:
As asserções I e II são proposições falsas.
Soluções para a tarefa
Respondido por
19
Olá,
I. Verdadeiro. Para Menegassi as etapas de processo de escrita do texto começam com o planejamento, execução, revisão e reescrita, muito semelhante com os próprios processos da administração científica (planejamento, organização, execução e controle).
II. Falso. Para o autor, a revisão e a reescrita são partes construtivas sim do processo de produção escrita, tendo grande relevância e importância para o resultado final do texto, pois sem elas o material escrito fica "cru", isto é, poderá apresentar erros ortográficos, sintáticos, de coerência e até mesmo estéticos.
Alternativa 3.
Abraços!
Perguntas interessantes