História, perguntado por gabrielalvess1, 1 ano atrás

A evolução da cultura do hip-hop,por favor me ajudem pq é para um trabalho de escola valendo 5 pontos

Soluções para a tarefa

Respondido por kahstudent
6
 O hip-hop surgiu na década de 70 como um movimento cultural entre os latino-americanos, os jamaicanos e os afro-americanos da cidade de Nova York mais precisamente no sul do Bronx.

O disc-jockey Afrika Bambaataa é considerado como o pioneiro e criador deste movimento social altamente influente.

Em 12 de Novembro de 1973, fundou a Zulu Nation, uma organização com objectivos de auto-afirmação que promovia o combate através das quatro vertentes do hip-hop e que invocava “Paz, União e Diversão”. Esse dia é, até hoje, celebrado como sendo o dia do nascimento do hip-hop.

Bambaataa definiu os pilares da cultura hip-hop como sendo quatro: o MCing, o DJing, o B-boying e o Graffiti Writing.


As quatro vertentes do hip-hop ficaram assim estabelecidas como uma forma alternativa para um mundo estruturado, onde cada pessoa poderia representar um papel específico. A filosofia subjacente a este movimento cultural era a de existirem disputas com base na criatividade e não com recurso à violência e às armas.

A zona do Bronx era carenciada a todos os níveis, por isso os jovens passavam a maioria do tempo no único espaço de lazer existente, as ruas. Foi portanto neste contexto social que sugiram as diversas formas de exprimir a arte do hip-hop na rua.

A sua popularidade cresceu, principalmente na primeira metade da década de 2000, permanecendo até hoje como uma das culturas altamente influentes na sociedade, chegando mesmo a criar um estilo próprio de dança e de roupa, pelo que o hip-hop alcançou o estatuto de ser uma filosofia de vida para muitas pessoas.

Respondido por sthephanielimas
2

OIE,

Há anos a Faperp apoia a cultura Hip Hop. Mas você conhece a história desse movimento? O Hip Hop despontou na década de 70 como uma ação cultural entre os latino-americanos, os jamaicanos e os afro-americanos da cidade de Nova York, mais precisamente no sul do Bronx. O condado do Bronx era uma região carente em várias esferas sociais, e os jovens passavam a maior parte do tempo de lazer nas ruas. Assim, a arte do Hip Hop foi ganhando espaço e conhecimento. Foi DeeJay Afrika Bambaataa o pai da divisão das quatros modalidades de artes existentes, que são:

Rap é o estilo musical popular e urbano, tendo como característica principal a recitação rápida e ritmada das palavras;Grafite é a manifestação artística em forma de desenhos nos espaços públicos, popularmente nas paredes e muros das cidades;Dee Jay, mais conhecido como Dj, é o profissional que seleciona e reproduz as mais diferentes composições, gravadas previamente e até produzidas na hora para um determinado público alvo;Breakin é o estilo de dança com improvisação de movimentos no chão, saltos, acrobacias e movimentos de ginástica.

A cultura do Hip Hop é conhecida por transformar a vida de pessoas menos favorecidas, que se apegam na arte urbana e conquistam seus espaços na sociedade. Emerson Bastos Sereni, popular como Bad, é professor, coreógrafo e possui outras experiências na área do Hip Hop. Ele enfatiza que o Hip Hop tem como objetivo principal valorizar, inserir e somar na vida das pessoas.

Bad acredita que a falta de conhecimento da sociedade ainda é o grande impasse para quebrar o preconceito existente em relação ao Hip Hop.  “No caso das artes urbanas da cultura Hip Hop, muitos não julgam por maldade, mas sim por ignorância de não ter tido a oportunidade de conhecer qualquer um dos quatro elementos mais a fundo. Já ouvi muitas pessoas dizendo que achavam que o Hip Hop era outra coisa. Algo pejorativo, pesado, negativo. E, ao conhecer e se aproximar dessa arte, viram que não era nada daquilo.” conta

 BOM ESTUDOS...

Perguntas interessantes