A evolução biológica é um tema amplamente debatido e as teorias evolucionistas mais conhecidas são as de Lamarck e Darwin, a que remete a tira do Calvin abaixo. Quadro 1: Uma das criaturas mais peculiares da natureza, a girafa esta singularmente adaptada ao seu ambiente. Quadro 2: Sua tremenda altura lhe permite mastigar os suculentos petiscos mais difíceis de alcançar. Quadro 3: Biscoitos. Como a teoria de Darwin poderia explicar a situação relacionada com a altura da girafa? Explique.Leitura Avançada (2 Pontos)
Soluções para a tarefa
Explicação da teoria: A teoria de Darwin afirma que a evolução dos seres vivos ocorreu, principalmente, por conta de um fenômeno chamado seleção natural.
Essa teoria explica que esse desenvolvimento das espécies ocorre por uma seleção da própria natureza, onde os seres que conseguirem se adaptar melhor e mais facilmente ao meio, são aqueles que tem mais chance de vida e de reprodução. Por isso a próxima linhagem que descender aqueles seres serão melhor desenvolvidos, visto as características de adaptação herdada de seus genitores. Já aqueles que não possuírem características favoráveis ao meio não vingarão, e acabarão por não conseguirem perpetuar a espécie como deveriam, sobrando apenas os descendentes desenvolvidos.
Relação com a situação: As girafas que tiveram melhor adaptação ao meio tiveram mais oportunidade de vida e reprodução, por isso apenas aquelas que começaram a desenvolver um pescoço mais longo conseguiram sobreviver na natureza, e consequentemente, realizar a perpetuação da espécie.
Com o habitát mudando alguns animais tiveram que evoluir, assim como a girafa que aumentou o tamanho de seu pescoço para alcançar os alimentos.
Esta aí ✌️