A evolução biológica e tema amplamente debatido e as teorias evolucionistas mais conhecidas são as de lamarck e Darwin, a que remete a tira do Calvin abaixo
Soluções para a tarefa
Achei a questão completa na internet, e a estou colocando na íntegra.
(Unicamp-SP) - A evolução biológica e tema amplamente debatido e as teorias evolucionistas mais conhecidas são as de Lamarck e Darwin, a que remete a tira do Calvin abaixo.
Quadro 1: Uma das criaturas mais peculiares da natureza, a girafa esta singularmente adaptada ao seu ambiente.
Quadro 2: Sua tremenda altura lhe permite mastigar os suculentos petiscos mais difíceis de alcançar.
Quadro 3: Biscoitos.
a) Como a altura da girafa, lembrada pela tira do Calvin, foi utilizada para explicar a teoria de Lamarck?
R: A teoria evolutiva de Lamarck defendia que os animais, a depender do ambiente, iriam desenvolver estruturas que os iriam tornar mais adaptados, através da lei do uso e desuso (os indivíduos desenvolviam aquilo que mais usava e atrofiavam o que não usavam) e da lei dos caracteres adquiridos (eles desenvolvem estruturas para se adaptar).
A ação de Calvin seria um "exemplo" dessa teoria pois ele "adquiriu" uma característica que lhe permitiu fazer algo que não era possível anteriormente, o que teoricamente o torna mais capaz de sobreviver naquela ambiente.
b) Como a teoria de Darwin poderia explicar a situação relacionada com a altura da girafa?
R: Já o Darwinismo, também chamado de Teoria da Seleção Natural, defende que vários seres apresentam ancestrais em comum e, ao longo do tempo, foram se dividindo e sofrendo alterações, através de mutações. De acordo com essa teoria, a sobrevivência é determinada pelo grau de adaptação daquele ser ao ambiente, se por exemplo, ele apresenta alguma característica que o torne mais adaptado do que outro ser naquele mesmo ambiente - na teoria, espera-se que o primeiro sobreviva enquanto que o outro seja extinto.
Assim, de acordo com a teoria de Darwin, não foram todas as girafas que sobreviveram, mas muito provavelmente as que tinham o pescoço mais longo, que lhes permitia se alimentar com mais facilidade.
Resposta:A teoria evolutiva de Lamarck defendia que os animais, a depender do ambiente, iriam desenvolver estruturas que os iriam tornar mais adaptados, através da lei do uso e desuso (os indivíduos desenvolviam aquilo que mais usava e atrofiavam o que não usavam) e da lei dos caracteres adquiridos (eles desenvolvem estruturas para se adaptar).
A ação de Calvin seria um "exemplo" dessa teoria pois ele "adquiriu" uma característica que lhe permitiu fazer algo que não era possível anteriormente, o que teoricamente o torna mais capaz de sobreviver naquela ambiente.
Explicação: espero ter ajudado <3