"A evolução biológica corresponde ao processo de modificação e adaptação das espécies ao longo do tempo. A atual diversidade de seres vivos é resultado de processos de transformação e adaptação das espécies aos variados ambientes, constituindo a evolução biológica. A ideia principal da evolução biológica é que todos os seres vivos compartilham um mesmo ancestral. A partir dela, surgiu a enorme variedade de espécies que encontramos hoje. Pode-se dizer que a evolução é o processo pelo qual os organismos modernos se desenvolveram, a partir de antigos ancestrais". Disponível em: . Acesso em 18 de jul. 2018. Destacam-se alguns aspectos evolutivos na passagem de progimnospermas para gimnosperma, sendo:
Soluções para a tarefa
Considerando as informações apresentadas sobre as progimnospermas e suas características que contribuem para o entendimento da evolução das plantas com sementes, pode-se concluir que as assertivas I, II e III são verdadeiras, alternativa D está correta.
Evolução das plantas com semente
As progimnospermas são um grupo artificial de plantas extintas, cujos os fósseis são de extrema importância para o entendimento da evolução das plantas com semente. Dentre estes fósseis, o mais famoso e bem estudado é provavelmente o Archaeopteris.
Estas plantas, assim como as plantas com sementes, são caracterizadas pela presença de lignificação no caule, sendo este grupo composto por plantas arbóreas. No entanto, as progimnospermas não possuíam sementes, se reproduzindo através de esporos. Algumas delas, o que inclui aquela que pode ter sido o ancestral comum das plantas com sementes, apresentavam heterosporia, que é a presença de esporos masculinos e femininos de forma separada.
Além disto, alguns destes fósseis nos demonstram a retenção do esporo feminino dentro do seu esporângio, sendo esta estrutura revestida por tecidos estéreis, formando uma estrutura similar ao que chamamos de tegumento das sementes das plantas atuais. As características citadas foram cruciais para que a evolução da semente fosse possível.
Estes fósseis também apresentam em suas estruturas reprodutivas, áreas especializadas na captação do pólen, o que está relacionada a uma reprodução mais independente da água.
Neste contexto, podemos concluir que as assertivas I, II, III são verdadeiras, o que corresponde a alternativa D.
Acho que o restante da questão é esse:
"I - Transformação de homosporia para heterosporia.
II - O aparecimento do tegumento que proporcionou uma proteção envolvendo o megasporângio.
III - A formação morfológica de estruturas reprodutivas para receber o grão de pólen, possibilitando a fecundação sem a dependente de água.
IV - A extinção de plantas vasculares com ou sem semente.
Agora, assinale a alternativa correta:
a) Apenas as afirmativas I e II estão corretas.
b) Apenas as afirmativas III e IV estão corretas.
c) Apenas as afirmativas I e IV estão corretas.
d) Apenas as afirmativas I, II e III estão corretas.
e) As afirmativas I, II, III e IV estão corretas."
Você pode continuar estudando sobre a evolução das plantas aqui: https://brainly.com.br/tarefa/52193198
#SPJ4