A Europa tinha vários países passando pela Revolução Industrial, que necessitavam de matérias-primas essenciais para a industrialização, tais como carvão, ferro e petróleo; produtos alimentícios, normalmente carentes na Europa; mercados consumidores para os excedentes industriais; e locais para o investimento de capitais disponíveis na Europa, principalmente na construção de estradas de ferro e exploração de minas. Em termos sociais, a colonização era uma válvula de escape para a pressão demográfica. No plano político, o motivo essencial era a preocupação dos Estados europeus em aumentar seus contingentes militares. [. ]
Esse texto descreve o Neocolonialismo, no decorrer do século XIX, como
um acordo diplomático. Um processo econômico. Uma estagnação cultural. Uma negociação de paz.
Soluções para a tarefa
Nessa tarefa, a segunda opção é a que melhor descreve o conteúdo do enunciado, que durante o século XIX pode traduzir o sistema neocolonial como sendo parte de um processo econômico.
O sistema neocolonial
Com o advento da Revolução Industrial, o seu domínio no continente europeu e, posteriormente, mundial, as demandas por recursos naturais foram recorrentes e geraram disputas entre as potências. Como exemplo, a necessidade de carvão e do minério de ferro decorria do suprimento das atividades das fábricas e das indústrias. Nesse sentido, o texto aborda mercados consumidores, excedentes da indústria e capitais de investimento do continente, o que evidencia o seu contexto atinente ao plano econômico.
Entenda mais sobre neocolonialismo aqui: https://brainly.com.br/tarefa/1963574
#SPJ4