A Europa que baixa as suas fronteiras e se mostra acolhedora em face de determinadas pessoas e interesses econômicos faz precisamente o inverso quando se depara com mobilidades constituídas por cidadãos pobres e/ou pertencentes a minorias étnicas, quase sempre imaginados como uma ameaça à sua harmonia socioeconômica e segurança interna. SACRAMENTO, Octávio. A Europa, as migrações e o cosmopolitismo. Pensamiento Americano, v. 9, n. 17, p. 19-31, 2016. A crítica presente no texto acerca das migrações contemporâneas no contexto europeu é direcionada à a) ausência de experiência histórica similar. B) falência dos serviços públicos e do trabalho. C) adesão unânime das nações à livre circulação. D) postura seletiva baseada na origem dos fluxos. E) chegada de imigrantes de países desenvolvidos.
Soluções para a tarefa
Respondido por
4
O texto explicita uma crítica diretamente relacionada com a postura europeia diante dos imigrantes, na contemporaneidade.
Nota-se que o continente atua de forma receptiva quando esses imigrantes têm determinadas origens, entretanto, atuam de forma totalmente contrária e repressora, quando esses estrangeiros são refugiados, oriundos de países que vivenciam graves questões humanitárias, guerras civis e demais conflitos étnicos. Logo, está correta a letra D.
Perguntas interessantes
Física,
4 meses atrás
Matemática,
4 meses atrás
Matemática,
4 meses atrás
ENEM,
5 meses atrás
História,
5 meses atrás
Contabilidade,
10 meses atrás
Contabilidade,
10 meses atrás
Contabilidade,
10 meses atrás