ENEM, perguntado por Anapaula52311, 10 meses atrás

A Europa ocidental foi o berço da formação da civilização ocidental. Se construiu a relação entre o cristianismo e sua influência religiosa e cultural aliados ao desenvolvimento da economia mercantil. Ainda em plena Época Medieval (Séculos V a XIV), já ocorria a expressão de pensadores racionalistas em relação à importância da racionalidade, da razão, em conciliação com a crença, a fé. Dois destes pensadores foram São Tomás de Aquino e Roger Bacon. Vimos em nosso material de estudo, a importância do conhecimento racional, científico, para a mudança da compreensão do mundo e do próprio ser humano. Diante disso, analise as afirmações sobre as características da mudança de pensamento ocorrida no Período Medieval e fundamentais para a formação da civilização ocidental, como a conhecemos hoje: ​I. Roger Bacon pode ser considerado um pré-renascentista. Ele foi um dos primeiros a questionarem o pensamento teológico e a defender a ciência, destaque para a Matemática, como condição vital para o desenvolvimento humano. II. A formação do pensamento racional da Idade Média, acabou por ser um enfrentamento ao poder estabelecido, fundado no teocentrismo. Não por acaso, Roger Bacon acabou preso por suas ideias racionalistas fundadas na Matemática. III. A racionalidade foi fundamental para implantar na Europa as condições de desenvolvimento do capitalismo. As práticas mercantis iniciaram o rompimento com a economia feudal e permitiram a propagação de ideias racionais para o desenvolvimento da economia e organização da sociedade. ​IV. A liberdade no pensamento cristão é típica da própria forma como a religiosidade enfrentou as críticas sofridas durante a Idade Média. Sem repreender os críticos do teocentrismo e aberto às mudanças de pensamento, Roger Bacon, um dos principais opositores do pensamento místico cristão, se tornou líder do Clero e formador católico. É correto o que se afirma em:


decarvalhowilma53: Qual é a resposta?

Soluções para a tarefa

Respondido por usuario1019
3

Resposta: A terceira opção

Explicação:

Baseado nas minhas pesquisas.

Respondido por thaispaulinafernande
1

É correto o que se afirma nas afirmativas I, II e III.

Correta - I. Roger Bacon pode ser considerado um pré-renascentista. Ele foi um dos primeiros a questionarem o pensamento teológico e a defender a ciência, destaque para a Matemática, como condição vital para o desenvolvimento humano.

Correta - II. A formação do pensamento racional da Idade Média, acabou por ser um enfrentamento ao poder estabelecido, fundado no teocentrismo. Não por acaso, Roger Bacon acabou preso por suas ideias racionalistas fundadas na Matemática.

Correta - III. A racionalidade foi fundamental para implantar na Europa as condições de desenvolvimento do capitalismo. As práticas mercantis iniciaram o rompimento com a economia feudal e permitiram a propagação de ideias racionais para o desenvolvimento da economia e organização da sociedade.

Incorreta - ​IV. A liberdade no pensamento cristão é típica da própria forma como a religiosidade enfrentou as críticas sofridas durante a Idade Média. Sem repreender os críticos do teocentrismo e aberto às mudanças de pensamento, Roger Bacon, um dos principais opositores do pensamento místico cristão, se tornou líder do Clero e formador católico.

O filósofo Roger Bacon era crítico a diversos pensadores como Boaventura, Alberto Magno e Tomás de Aquino e se opunha a algumas afirmações do pensamento aristoteliano, ele defendia que para se obter o conhecimento era necessário a razão, o que fez com que ele se tornasse alvo de perseguições e condenações

Roger enfatizava o papel da investigação científica e defendia que o seu sucesso dependia do conhecimento exato e extenso dos fatos.

Espero ter ajudado!

Perguntas interessantes