a Europa, nos primeiros séculos depois de Cristo, ocorreram períodos de aproximação e de distanciamento entre o poder imperial e a Igreja Católica, caracterizados, por exemplo, pelo estabelecimento da metafísica, da escolástica medieval, do Renascimento e do Iluminismo.
No que tange à relação entre poder real e Igreja no Brasil colônia, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I. Ordens religiosas como Jesuítas, Franciscanos, Carmelitas e Capuchinos chegaram simultaneamente ao Brasil ainda no século XVI.
PORQUE
II. A anexação de Portugal à Espanha restringiu a autorização a outros grupos religiosos, que não puderam se instalar na colônia.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
Soluções para a tarefa
A primeira está correta e a segunda incorreta.
Quando lemos as questões observamos que uma questão anula a outra, é importante compreendermos que quando Portugal e Espanha chegam ao Brasil, a entrada de religiosos foi extremamente facilitada, principalmente para os fies vindos de outros países, como para "salvar a alma dos indígenas" que viviam no Brasil.
Eles foram chegando aos poucos, marcando a presença significativa desses grupos no Brasil e deixando como traço histórico a presença do Cristianismo no Brasil.
Resposta: As asserções I e II são proposições falsas.
Explicação:
A primeira está incorreta porquê até 1580 somente os jesuítas tinham autorização para estabelecerem-se na Colônia, mas isso mudou nas seis décadas seguintes com a chegada de algumas antigas ordens religiosas fundadas ainda no período medieval.
A segunda também está incorreta porquê esta “liberação”, se deu sobretudo graças a anexação de Portugal à Espanha, o que propiciou a vinda de Franciscanos, Carmelitas, Beneditinos, Mercedários e Capuchinhos. As ordens que chegaram ao território brasileiro tinham basicamente dois objetivos principais, primeiro de expandir as suas obras em novos territórios e segundo de responder às solicitações dos habitantes locais.