A Europa da segunda metade do século XVIII foi marcada por profundas mudanças econômicas e sociais. Ideais liberais na França e transformações técnicas e econômicas na Grã-Bretanha deram a "sensação" de ruptura com o passado. A ideia do novo, do progresso, se disseminava pela Europa, que buscava pôr em prática novas invenções que se adequassem ao ritmo do cotidiano alucinante imposto pela nova ordem do trabalho. O tempo tornou-se ainda mais valioso para aqueles que almejavam ganhar dinheiro, de modo que cada minuto deveria ser minuciosamente aproveitado. Nas fábricas, os trabalhadores foram obrigados a seguir o ritmo da máquina a vapor, a qual forneceu um grande impulso ao setor têxtil.
OLIVEIRA, E. M.. Transformações no Mundo do Trabalho: Da Revolução Industrial aos nossos dias. Caminhos da Geografia (UFU. Online), Uberlândia., v. 11, 2004, p.84-85. (Adaptado)
A partir do fragmento acima, nota-se como a Revolução Industrial impactou
Soluções para a tarefa
Respondido por
7
Resposta:
Ela impactou a vida do trabalhador inglês, alterando o ritmo de trabalho e, por consequência, as relações sociais do operariado que então se formava!
Explicação:
O texto-base descreve algumas das mudanças decorrentes da Revolução Industrial com a chegada de um novo “ritmo do cotidiano alucinante imposto pela nova ordem do trabalho”, fazendo com que os trabalhadores fossem “obrigados a seguir o ritmo da máquina a vapor”. A partir disso, é possível notar como o ritmo do trabalho industrial impactou a vida do operário inglês, mudando não somente sua forma de trabalhar, mas também de se relacionar.
Perguntas interessantes