História, perguntado por itamarsantos62, 5 meses atrás

“A euforia característica da onda especulativa de 1929, como em outros episódios, foi em si reveladora de uma escalada efêmera, pois se fundou em ampla criação de capital fictício. Para além de alguns sinais precursores, que, hora ou outra, evidenciaram a baixa, a dúvida sobre o salto no escuro que os jogadores realizavam residia no tempo em que eles iriam manter as suas apostas na alta. Quando a expectativa de curto prazo acerca do crescimento contínuo do valor da cotação das ações ordinárias estremecesse, os papéis passariam a ser vendidos em volumes cada vez maiores. Cotações em declínio seriam a nova realidade. Esse foi o desfecho do élan especulativo de 1929. O primeiro dia de pânico em Wall Street foi a chamada Quinta-Feira Negra (24/10/1929), quando ocorreu a venda de 12.894.650 ações que quase não encontraram demanda, fazendo os preços caírem a níveis inéditos. Os bancos intervieram e debelaram a queda. Na segunda-feira, 28 de outubro, a trajetória de queda foi retomada, e na terça-feira cerca de 33 milhões de títulos foram postos à venda frente a uma procura quase nula. Cerca de 15 bilhões de dólares tinham virado fumaça. Esse foi um dos dias mais dramáticos vividos pela Bolsa de Nova Iorque.”

Soluções para a tarefa

Respondido por kash123
9

Adg4 - História Econômica Geral e Evolução do Pensamento Econômico

1 - C → O “boom” econômico pós Primeira Guerra Mundial fez com que as ações das empresas no mercado de capitais fossem valorizadas, e os norte-americanos passaram a investir cada vez mais no mercado acionário.

2 - A → O primeiro setor a sentir o impacto da redução da demanda foi justamente o setor agrícola, que teve suas exportações reduzidas. Sem vender seus produtos, os grandes proprietários não conseguiam saldar as dívidas adquiridas no período da expansão da demanda e do crédito – o que também afetou o setor financeiro, especialmente os pequenos bancos.

3 - E → Apenas as afirmativas I e III estão corretas.

4 - A → Segundo o pensamento de Hayek, a solução para evitar as grandes crises do capitalismo seria a intervenção do Estado na economia gerando empregos, aumentando a demanda e diminuindo as desigualdades.

Corrigida pelo AVA (25/04/2022)

Perguntas interessantes