A etnomatemática é hoje considerada uma sub-área da história da Matemática e da Educação Matemática. Analise as afirmativas a seguir, e indique com V a afirmativa verdadeira e com F para a falsa, de acordo com as concepções da etnomatemática.
( ) Etnomatemática é a matemática praticada por grupos culturais, tais como comunidades urbanas e rurais, grupos de trabalhadores, classes profissionais, crianças de uma certa faixa etária, sociedades indígenas, e tantos outros grupos que se identificam por objetivos e tradições comuns.
( ) A utilização do cotidiano das compras para ensinar matemática revela práticas apreendidas fora do ambiente escolar e, portanto, deve ser confundida com a Etnomatemática.
( ) Segundo Ubiratan D’Ambrosio, nos dias atuais estamos vivendo um momento que se assemelha à efervescência intelectual da Idade Média. Justifica-se, portanto, falar em um novo renascimento. Etnomatemática não é uma das manifestações desse novo renascimento.
( ) Relacionar os “Elementos de Euclides” com o panorama cultural da Grécia Antiga significa que estamos contextualizando a matemática.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.
Alternativas
Alternativa 1:
V ; V ; V ; V.
Alternativa 2:
V ; V ; F ; F.
Alternativa 3:
V ; F; F; V.
Alternativa 4:
V ; V ; F; V.
Alternativa 5:
F ; F ; V ; F.
Soluções para a tarefa
Alternativa 3: V ; F ; F ; V.
Ao analisar as afirmativas, podemos concluir que:
I – Verdadeira. A etnomatemática compreende a prática dos grupos culturais caracterizados por comunidades urbanas e rurais, grupos de trabalhadores, classes profissionais, crianças de uma certa faixa etária, sociedades indígenas, e tantos outros grupos que se identificam por objetivos e tradições comuns.
II – Falsa. A utilização de compras para o ensino da matemática não deve ser confundida com a etnomatemática.
III – Falsa. A etnomatemática compreende uma das manifestação do novo renascimento defendido por Ubiratan D’Ambrosio.
IV – Verdadeira. Um exemplo de contextualização da matemática é a relação entre os “Elementos de Euclides” com o panorama cultural da Grécia Antiga.
Bons estudos!