Ed. Moral, perguntado por reginaeduardadeus202, 7 meses atrás

a ética vem facilitar as reflexão dos conceitos e praticas. A cooperação, por exemplo,
é um valor imprescindível para a construção de uma humanidade menos egoísta e mais
equilibrada .Cite valores que não podem ser esquecido para a construção de uma humanidade.

Soluções para a tarefa

Respondido por anagabycezatti
1

Resposta:Os valores morais têm grande importância para sociedade, mas acima de qualquer outro o respeito deve vir sempre em primeiro lugar diante de tudo.

Você sabe o que são valores morais?

Os valores morais são apresentados a toda criança desde o nascimento, e é durante toda a sua juventude que os pais vão tentar estabelecer esse princípio em sua vida, moldando sua personalidade e sua moral. Basicamente os valores morais de uma pessoa são importantes para a sociedade em geral, mas porque isso acontece?

Todo e qualquer cidadão precisa ter os seus próprios valores morais. Isso envolve aceitar determinadas coisas e repudiar outras, esses valores são impostos pela sociedade desde o nascimento e são aperfeiçoados com o passar do tempo.

Aceitar ou não o homossexualismo é uma questão de valor moral. A sociedade a mídia, vem obrigando as pessoas a “engolirem” essa atitude, e quem não aceita, é taxado de preconceituoso, se esquecem de que isso faz parte dos valores morais de cada pessoa.

Valores Morais X Preconceito

É claro que os nossos valores morais não podem interferir no modo de vida das outras pessoas, pois isso seriam desrespeito e preconceito. Não é porque os seus valores dizem que você não pode cortar os cabelos que você vai repudiar alguém que o faz.

“O respeito pelo próximo é um dos valores morais que nunca devem ser perdidos.”

Nossos valores morais vão dizer se vamos ser honestos ou corruptos, se vamos ter medo ou ser corajosos, se vamos defender uma causa nobre ou se vamos apoiá-la.

(fonte: portal de variedades).

Preconceito

Preconceito é um “juízo” preconcebido, manifestado geralmente na forma de uma atitude discriminatória perante pessoas, lugares ou tradições considerados diferentes ou "estranhos". Costuma indicar desconhecimento pejorativo de alguém, ou de um grupo social, ao que lhe é diferente. As formas mais comuns de preconceito são: social, "racial" e "sexual". Para o indivíduo ser ou não preconceituoso podemos avaliar suas formas de socialização, isso distinguirá seus primórdios e no que ele virá a se transformar. Este processo, será explicado por culturas e a própria história no contexto em que se esta inserido. Geralmente a pessoa que tende a ter esse tipo de sentimento, não o faz apenas por um só tipo, ele engloba todos os preconceitos e alimenta todos eles. O assunto em questão diz mais sobre a pessoa preconceituosa do que aquele que está sofrendo com este, por causa das características identificadas.

Sempre vemos falar nessa palavra, mais afinal de contas o que realmente ela significa?

O preconceito não passa de um conceito que criamos antes de saber o que aquilo realmente é, onde por esse falso conceito muitas vezes maltratamos o próximo e nem pensamos nas conseqüências daquele ato.

Citando alguns;

“Se formos descrever todos os tipos ficaremos meses e não descreveremos tudo, eu só falo uma coisa antes de discriminar alguém, procure saber o que aquilo é de verdade antes de fazer o seu conceito evitando assim os falsos conceitos. (Paulo Vitor)”

“Refreie a sua concupiscência, amigo! Respeite os nossos velhos, a Reserva Moral da Nação. (Carlos Heitor Cony)”.

“O conhecimento superficial sobre um assunto é a causa do preconceito, justificativa para a ignorância. (Evan do Carmo)”.

“Preconceito não é ter suas críticas. A crítica requer conhecimento; O preconceito, apenas as vítimas. (Thaís Dayani)”.

Diante do exposto, vejo que o assunto não se esgota, poderíamos examinar cada ponto de vista, deixar reflexões para décadas, e assim mesmo não chegaríamos ao fim.

A finalidade deste é esta,

Onde está o meio, o elo, Valor Moral e Preconceito.

Até onde podemos ter nosso valor moral preservado sem ser preconceituoso.

Posso ser contrario a união homoafetivo ou, outra qualquer, sem ser preconceituoso?

Em sendo, posso ter meu valor moral respeitado, sem ser taxado de preconceituoso?

Perguntas interessantes