Ed. Moral, perguntado por joane2025, 9 meses atrás

A ética torna-se fundamental para discutir situações de nosso cotidiano com vistas ao futuro da humanidade. Dentre essas situações que merecem discussão ética, destacamos o preconceito, o fundamentalismo religioso e político, o racismo, a exclusão social, as consequências do avanço da biotecnologia, do capitalismo e o progresso da ciência que acabam introduzindo uma lógica individualista de progresso e desenvolvimento. Essas situações traduzem em um sentimento coletivo de incertezas e inseguranças frente ao futuro da humanidade. O filósofo Peter Singer, exemplifica essa situação de insegurança e nos aponta um caminho para refletirmos o sentido de humanidade e o compromisso de nossas ações individuais para a construção da coletividade.

“Devemos considerar as consequências tanto do que fazemos como do que decidimos não fazer [...] o sofrimento das crianças, ou dos seus pais, é tão terrível como nossa própria dor em situação semelhante; portanto, não podemos fugir à responsabilidade por esse sofrimento pelo fato de que não tenhamos sido seus causadores. Onde tantos passam tanta necessidade, viver indulgentemente na luxúria não é moralmente neutro, e não basta que não tenhamos matado ninguém para que nos tornemos cidadãos do mundo.” (2006, p. 50).

Partindo dos conceitos expressos, relacione Moral e Ética às suas descrições adequada, utilizando os números a seguir:

(1) Moral (2) Ética

Ramo da filosofia que tem como base o estudo dos valores sociais. Está ligada aos direitos humanos e ao bem comum. Busca legitimar instrumentos de defesa dos direitos humanos como, por exemplo, o direito das mulheres, o direito as crianças e dos adolescentes e a liberdade religiosa.

Sua abordagem é universalista, isto é, pretende fundamentar e legitimar valores, normas e regras que sejam válidas para todos os indivíduos independentemente de cultura, espaço-geográfico, etnia ou classe social.

É definida como um conjunto de normas, princípios, costumes, valores que norteiam o comportamento dos indivíduos no seu grupo social. Costumeiramente utilizada pelo senso comum para justificar os desvios de caráter nas expressões como “A educação vem de casa”.

É normativa. É parte da vida concreta, da prática real das pessoas, que se expressa por costumes, hábitos e valores aceitos pelo grupo social. O sujeito é aceito pelo grupo social quando age em conformidade com a tradição e as regras do grupo social. Quando o indivíduo adota o padrão de comportamento do grupo sem uma reflexão crítica perde a dimensão do outro e, por isso, pode agir de forma fundamentalista e radical desrespeitando os direitos humanos e a cidadania.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA de cima para baixo:


Escolha uma:
a. 2,2,1,1,
b. 1,1,2,2
c. 1,2,2,1
d. 2,1,1,2
e. 1,2,1,2

Soluções para a tarefa

Respondido por LucasMed01
5

Resposta:

Resposta: Letra A

Explicação:

''Ramo da filosofia que tem como base o estudo dos valores sociais. Está ligada aos direitos humanos e ao bem comum. Busca legitimar instrumentos de defesa dos direitos humanos como, por exemplo, o direito das mulheres, o direito as crianças e dos adolescentes e a liberdade religiosa.''

( 2 ) - A Ética é um ramo da filosofia que busca racionalizar, buscar os fundamentos lógicos dos sistemas morais. A Ética busca através desta racionalização, trazer argumentos lógicos para fundamentar os direitos humanos, dando-lhes um caráter universal.

''Sua abordagem é universalista, isto é, pretende fundamentar e legitimar valores, normas e regras que sejam válidas para todos os indivíduos independentemente de cultura, espaço-geográfico, etnia ou classe social.''

( 2 ) - A Ética, como dito anteriormente, busca fundamentos racionais para legitimar normas/condutas/hábitos sociais. Possui caráter universal, pois o sistema lógico satisfaz a razão.

''É definida como um conjunto de normas, princípios, costumes, valores que norteiam o comportamento dos indivíduos no seu grupo social. Costumeiramente utilizada pelo senso comum para justificar os desvios de caráter nas expressões como “A educação vem de casa”.''

( 1 ) - A Moral é um conjunto de hábitos e costumes que são sustentados na cultura e na tradição. Logo, o indivíduo que não foi ensinado dentro dos costumes e tradições, quando comete um desvio de caráter, é socialmente julgado como alguém que não recebeu a educação (tradição) ensinada no ambiente familiar.

''É normativa. É parte da vida concreta, da prática real das pessoas, que se expressa por costumes, hábitos e valores aceitos pelo grupo social. O sujeito é aceito pelo grupo social quando age em conformidade com a tradição e as regras do grupo social. Quando o indivíduo adota o padrão de comportamento do grupo sem uma reflexão crítica perde a dimensão do outro e, por isso, pode agir de forma fundamentalista e radical desrespeitando os direitos humanos e a cidadania.''

( 1 ) - A moral se fundamenta na cultura, que por sua vez, não passa necessariamente pelo crivo da razão. Quando esses comportamentos culturais não são racionalizados pelo indivíduo, eles se fundamentam unicamente na norma, ou seja, na conformidade do grupo social.

Perguntas interessantes