a ética protestante e o espírito do capitalismo resumo por capitulos
Soluções para a tarefa
1.1-Normalmente considerado um livro, o texto possui, na verdade, uma história complexa e fragmentada. Sua primeira parte, intitulada "O problema", foi publicada como artigo em novembro de 1904 no Archiv für Sozialwissenschften für Sozialpolitik (Arquivo para as ciências sociais e para a política social). Logo após Weber deslocou-se para o Congresso de St. Louis nos Estados Unidos. A viagem durou 11 meses e marcou profundamente a visão do autor sobre o papel da religião na vida econômica. No retorno da viagem ele retomou seus trabalhos e a segunda parte do estudo, intitulada "A ideia de profissão do protestantismo ascético", foi publicada em junho de 1905. 1.2- O escrito em questão é composto, portanto, de dois artigos independentes que somente mais tarde foram unificados pelo autor. Também em 1906, logo depois de retornar de sua viagem ao continente americano, Weber escreveu o texto "Igrejas e Seitas na América do Norte" que foi posteriormente modificado e intitulado "As seitas protestantes e o espírito do capitalismo" (1920).
1.3- Já em sua época o estudo de Weber desencadeou uma intensa polêmica científica e foi criticado por Karl Fischer e Friedrich Rachfahl. Weber reagiu asperamente a estas críticas e publicou várias réplicas a estes ataques. Estes comentários foram reunidos em uma única publicação intitulada "Anticríticas" e que contém os seguintes textos:
- Observações críticas sobre as observações críticas precedentes.
- Observações sobre a "réplica" do Senhor K. Fischer
1.4-Novamente Calvinismo e capitalismo
Anticrítica conclusiva
Max Weber voltou ao seu estudo em 1920 com a intenção de inseri-lo em um conjunto maior de estudos intitulados "Ensaios Reunidos da Sociologia da Religião" que, além do protestantismo, tratava de diversas outras religiões (Confucionismo, Taoísmo, Hinduísmo, Budismo Antigo e Judaísmo Antigo). Com esse propósito ele escreveu uma "Observação 1.5-Preliminar" (Vorbemerkung) ao escrito para explicar de que forma eles se integravam e combinavam. Na primeira tradução inglesa do livro, feita por Talcott Parsons, em 1930, esta introdução foi incorporada ao texto, dando-nos a falsa impressão de que ela pertence ao corpo de A ética protestante e o espírito do capitalismo, o que não procede. A introdução foi escrita para explicar os objetivos dos seus Ensaios e não para a Ética Protestante propriamente falando. Nessa segunda fase, Weber não deixou o texto inalterado, pois acrescentou (sem retirar nada) diversos trechos novos, tanto no corpo do texto quanto em suas inúmeras notas de rodapé.