Ed. Moral, perguntado por laridaninhar, 1 ano atrás

a ética protestante e o espírito do capitalismo resumo? dúvido me ajudar :) por favor...

Soluções para a tarefa

Respondido por brububa
25
A obra de Max Weber é complexa. Pra compreender o essencial, é preciso saber dois aspectos importantes. O protestantismo é uma vertente religiosa onde um de seus princípios tem o acúmulo de capital algo a ser feito (ou seja, os protestantes costumam guardar dinheiro). O capitalismo também tem como maior finalidade juntar dinheiro. Ou seja, o capitalismo foi fortemente consolidado a partir dessa ética protestante, já que ambos compartilhavam princípios semelhantes. Mas é sempre bom lembrar que a obra é muito profunda, abordando vários outros aspectos.
Respondido por AnthonioJorge
0

A ética protestante e o espírito do capitalismo é o livro mais famoso de Max Weber, sociólogo do início do século XX. Nela, Weber define o capitalismo como a existência de empresas que têm como objetivo o máximo lucro a atingir através da organização racional do trabalho. Sua característica distinta é a união da vontade do lucro com a disciplina racional.

Weber está persuadido de que esse espirito deve sua força propulsora à ética calvinista que se encontra na Confissão de Westminster, de 1647 onde, entre os pontos colocados por Calvino, está de que Deus, absoluto, transcendente, onipotente e misterioso, criador do mundo e governador dele e cujo espirito o homem não pode captar, predestinou cada um de nós à salvação ou à danação.

A ética calvinista está ligada a uma concepção anti-ritualista que leva a consciência ao reconhecimento de uma ordem natural que a ciência pode e deve explorar. Os calvinistas viram no sucesso mundano na própria profissão o sinal da certeza da salvação. Assim, o sucesso temporal, sobretudo o econômico, é prova da eleição divina.

Para saber mais: https://brainly.com.br/tarefa/45684555

Anexos:
Perguntas interessantes